Audiências: 70% dos espectadores rendidos ao concerto solidário

Sete em cada dez portugueses que viram televisão terça-feira à noite acompanharam o concerto solidário “Juntos por Todos”, transmitido em simultâneo pelos três canais generalistas.

Os dados de audimetria da GfK não deixam margem para dúvidas: a festa de solidariedade, que rendeu 1,153 milhões de euros para as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande, registou 70% de quota de mercado, estando no top das audiências do dia de RTP1, SIC e TVI.

Segundo os dados oficiais, as três emissões televisivas foram vistas por 2,8 milhões de espectadores, embora esta seja apenas uma parte da “contabilidade”: a estes valores devem juntar-se o número de pessoas que seguiram o concerto através dos vários sites que fizeram “live streaming” e ainda as audiências das rádios que, por todo o país, se associaram à causa.

Do ponto de vista televisivo, a emissão da TVI foi largamente dominadora, sendo a mais vista do princípio ao fim, registando quase 1,3 milhões de espectadores (31% de “share”). A SIC ficou em segundo lugar, com um “rating” (audiência média) de 810 mil pessoas (20% de quota de mercado) e, em terceiro, a RTP1, com 693 mil pessoas (17%).

TEXTO: Nuno Azinheira