Dino D’Santiago: Do palco da “Operação Triunfo” até encantar Madonna com uma morna

Chama-se Claudino de Jesus Borges Pereira e nasceu em Quarteira. Quis ser pintor, mas a paixão pela música falou mais alto. Em 2003, foi finalista do concurso televisivo “Operação Triunfo”, da RTP1. “Num ápice, a vida mudou”. Conheça o músico que encantou Madonna com uma versão do tema “Sodade” imortalizado por Cesária Évora.

Dá pelo nome de Dino D’Santiago e desde sempre que sentiu a música correr-lhe nas veias. “Se o acaso existir, Dino cruzou-se com ele no dia em que foi acompanhar uma amiga num casting para o programa de televisão ‘Operação Triunfo’. Corria o ano de 2003”, lê-se na biografia disponibilizada nas suas páginas públicas nas redes sociais. “Inesperadamente, fiz o casting e fui selecionado”. Chegou a finalista. “Num ápice, a vida mudou e Dino, que já amava a música, abraçou-a de corpo e alma”.

“Pode muito bem ser uma das estrelas futuras da música de Cabo Verde”, diz a Casa da Música, no Porto, onde o algarvio de 30 anos tocou no final do ano passado.

Neste, e nos espetáculos que já realizou em salas como a do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, canta os temas que compõem o álbum “Eva”, lançado em 2013, e o EP “Unplugged”, em 2016. “O disco ‘Eva’ sou eu, é o resultado do que vejo, do que sinto. Procuro a simplicidade e o amor. É nisso que acredito”, diz.

Assista no vídeo abaixo uma das atuações de Dino no programa “Operação Triunfo”, então apresentado por Catarina Furtado.

A carregar vídeo...

“Consciente de que a família é o seu centro, Dino partiu à procura das suas raízes e, com o pai, aprofundou o conhecimento das suas origens, visitando a ‘sua’ Ilha de Santiago, em Cabo Verde. O impacto foi tão forte que se tornou claro que o seu caminho passaria por juntar os sons quentes africanos ao fado, numa fusão singular”, prossegue a sua biografia.

VEJA TAMBÉM
Madonna confirma estar a viver em Portugal: “Sinto-me viva aqui”

Foi a uma versão sua do tema “Sodade”, imortalizado por Cesária Évora”, que encantou Madonna, que se encontra a viver em Portugal. A artista norte-americana, de 59 anos, partilhou um excerto desse momento nas suas redes sociais, e Dino D’Santiago agradeceu: “Que alma maravilhosa a tua, rainha Madonna. Muito obrigado. Este momento foi dedicado à nossa diva Cesária Évora”.

https://www.instagram.com/p/BYwxLqihizS/?taken-by=madonna

Os grupos Opinião Pública (que fundou e da qual fez parte), Jaguar Band (que acompanham os Expensive Soul em concertos ao vivo), Nu Soul Family (com Virgul dos Da Weasel e com o qual venceu o prémio da MTV na categoria de Portuguese Best Act) contribuíram para este seu percurso.

TEXTO: Ana Filipe Silveira