Eurovisão: Luísa Sobral vai substituir o irmão nos ensaios em Kiev

TEXTO: Ana Filipe Silveira

Os problemas cardíacos de Salvador Sobral não lhe permitem “estar tanto tempo longe” da equipa de médicos que o acompanha em Portugal, explicou Luísa Sobral, que irá substituir o irmão nos ensaios em Kiev, na Ucrânia.

Luísa Sobral voa para Kiev duas semanas antes da semifinal da Eurovisão, no próximo dia 9 de maio. A cantora irá substituir o irmão, representante do nosso país no certame musical, durante os ensaios que decorrem exaustivamente ao longo desses dias. Os problemas cardíacos de Salvador Sobral não lhe permitem “estar tanto tempo longe” da equipa de médicos que o acompanha, explicou a cantora. Por isso, Salvador seguirá para a Ucrânia apenas dois dias antes de atuar.

“Ele não corre risco de vida”, esclareceu Luísa aos jornalistas, durante a apresentação, esta segunda-feira na Fnac do Chiado, do lançamento do disco (em suporte de CD) com as 16 canções que concorreram às duas semifinais desta edição do concurso. “Mas são muitos dias fora e ele tem uma equipa de médicos cá. Vão encurtar o máximo possível para ir àqueles ensaios que são mesmo essenciais. Nos ensaios técnicos estarei lá eu a fazer o boneco”, esclareceu.

Sobre a doença cardíaca de Salvador, Luísa remeteu explicações para o irmão. “Se ainda ninguém percebeu o que é que ele tem é porque ele não quer dizer e não vou ser que o vou fazer. Um dia, se ele quiser, ele conta. O que interessa é que ele pode ir [à Eurovisão]“, disse.

A carregar vídeo...

A notícia de que o representante português no concurso irá ser substituído pela irmã foi dada pela RTP1 no “Telejornal” do último domingo. “Salvador poderá nem sequer vir a ocupar o palco inteiro. Bastará um cantinho, que será ocupado nos primeiros ensaios pela irmã Luísa Sobral. Salvador tem problemas de coração e voará para Kiev apenas dois dias antes da semifinal. Todos os preparativos ficam a cargo de Luísa, a autora da canção, que a escreveu para a voz do irmão”, ouviu-se no final de uma reportagem com o músico.

Na Eurovisão, para onde os irmãos vão “como se fossem até à Eurodisney“, brincou Luísa, Salvador poderá contar com um palco “simples”, longe dos grandes enfeites habituais no certame. O subdiretor da RTP Gonçalo Madaíl garantiu que a organização do festival “tem sido compreensiva” e que a estação pública de TV “está muito satisfeita” com a forma como Portugal se vai fazer representar em palco.

A canção que Salvador irá cantar, “Amar pelos dois”, foi composta por Luísa.