Francisco Adam completaria 34 anos. O eterno “Dino” continua presente na memória dos portugueses

Francisco Amaro Rodrigues Adam deixou-nos cedo demais, vítima de um trágico acidente de viação envolto em alguma polémica, aos 22 anos de idade. Caso fosse vivo, celebraria este domingo 34 anos.

Passaram-se mais de 11 anos desde a morte que abalou miúdos e graúdos e chocou os fãs da série juvenil da TVI. O eterno “Dino” de “Morangos com Açúcar” (2ª e 3ª temporadas) foi uma das personagens mais amadas da série da TVI e tornou-se numa das mais populares de sempre. Celebraria hoje o seu 34º aniversário, mas o ator e modelo morreu num acidente de automóvel que ditou que nos deixasse com apenas 22 anos de idade.

Francisco Adam foi a primeira vítima mortal do despiste de um automóvel que conduzia, no dia 16 de abril de 2006 – domingo de Páscoa –, e no qual seguiam mais dois passageiros (um dos quais acabaria por morrer também). O ator seguia para Torres Vedras vindo de uma sessão de autógrafos quando se deu o acidente. O resultado dos exames toxicológicos ao jovem revelaram que tinha presença de cocaína, anfetaminas, cafeína e álcool no sangue.

A morte de “Dino”, como será para sempre recordado pelo público, provocou um desgosto profundo nos colegas e elenco da série “Morangos”. Foram dezenas os atores (e outras figuras de relevo da TVI) que fizeram questão de estarem presentes no último adeus ao jovem. Paula Neves, Diogo Valsassina, Rita Pereira, Diana Chaves (com quem fazia par romântico), Angélico Vieira e José Eduardo Moniz foram alguns deles. Também os admiradores do ator marcaram presença, e foram centenas.

Na época, os comentários e as condolências pela morte do ator multiplicaram-se um pouco por todos os sites relacionados com a série e o site da TVI chegou a bloquear dado o afluxo de mensagens. A produção de “Morangos” interrompeu as gravações e como solução para o problema do desaparecimento repentino da personagem os argumentistas da série prepararam uma cena que ainda hoje é recordada pelo público, em que “Dino” sobe os céus num balão.

Recorde o último episódio da personagem:

A carregar vídeo...

Na altura da sua morte, o ator namorava com a apresentadora Carolina Patrocínio, à época o rosto do “Disney Kids” (programa infantil da SIC).

TEXTO: Mafalda Carraxis