Homens ganham mais do que mulheres. BBC acusada de discriminação sexual

Fotografia: REUTERS/Neil Hall

A British Broadcasting Corporation (BBC) paga mais aos homens do que às mulheres. A conclusão resulta da divulgação do relatório de contas da estação pública britânica de notícias.

O quádruplo é o valor que diferencia o salário de Chris Evans e Claudia Winkleman. O ator aufere dois milhões e meio de euros por ano, quatro vezes mais do que Winklemana, apresentadora do canal.

No relatório anual, publicado pela BBC, foram divulgados os salários de 96 personalidades, entre eles apresentadores, atores e jornalistas. As diferenças são incontornáveis, com os homens a liderar o topo da pirâmide com os salários mais chorudos. Sete pessoas desta lista recebem perto de meio milhão de euros e são todas elas do sexo masculino.

Tonny Hall, diretor-geral da BBC, prometeu que até 2020 haverá igualdade nas remunerações entre homens e mulheres. Apenas um terço das colaboradoras da estação recebe um salário superior a 150 mil euros.

A BBC está a ser alvo de duras críticas sendo acusada de discriminação de género. Os advogados já alertaram a British Broadcasting Corporation sobre as implicações das acusações de discriminação de sexo. A apresentadora Harriet Harman fez um apelo à estação para que esta deixasse de utilizar o dinheiro público para discriminar mulheres.

Em abril deste ano, foi aprovada uma lei no Reino Unido que obriga todas as empresas, com mais de 250 funcionários a divulgar a diferença salarial entre homens e mulheres. Esta lei foi implementada com o intuito de diminuir a discriminação de género no trabalho, num país onde as mulheres ganham menos 18 por cento do que os homens.

 

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz