Jornal pede desculpa após título “infeliz” sobre filha de Luís Figo

Foto: Instagram Luís Figo

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

O jornal mexicano “Récord” recorreu às redes sociais para desculpar-se de um título polémico, recorrendo a uma expressão futebolística como metáfora de caráter sexual, para anunciar a maioridade da filha mais velha do antigo jogador de futebol português.

“”Hija de Figo ya es “cancha reglamentaria'”. Foi com este título que o jornal mexicano “Récord” escolheu noticiar o 18º aniversário da filha de Luís Figo, Daniela, completados no dia 28 de março. Duas semanas depois, a 17 de abril, a publicação tornou-se viral no Twitter, quando vários internautas manifestaram a sua indignação face às palavras usadas pela publicação.

A polémica reside na expressão “cancha reglamentaria”, cujo significado não tem uma tradução literal na língua portuguesa, mas diz respeito às medidas oficiais de um recinto desportivo, como um campo de futebol, por exemplo. Neste contexto, a expressão aplicada à filha do antigo capitão da seleção portuguesa pode ser interpretada como uma alusão ao facto de Daniela Figo estar pronta para ter relações sexuais por ter atingido os 18 anos.

No Twitter, os internautas demonstraram o seu desagrado perante o título usado, qualificando-o de “repugnante” ou “vergonhoso”. “Penso que é, sem correr riscos de enganar-me, o título mais repugnante que li até hoje. Vomito”, escreveu o jornalista espanhol, Alejandro Espiño. “É uma vergonha absoluta ver publicações com esta, neste caso, sobre a filha de Figo”, escreveu um outro utilizador.

Perante toda a controvérsia, Carlos Ponce de León, diretor do jornal “Récord”, recorreu à mesma rede social, esta terça-feira, para pedir desculpa. “Lamento este título. Infeliz em muitos sentidos. Procurou leitores, mas ultrapassou todos os limites. Foi mudado. Apresento sinceras desculpas aos ofendidos”, pode ler-se no Twitter de Carlos Ponce de León.

Após o pedido de desculpas, o título da notícia foi alterado, onde agora pode ler-se : “Filha de Figo atinge a maioridade”.

Recorde-se que Luís Figo deu os parabéns à filha Daniela no dia em que completou os 18 anos. O ex-futebolista português declarou-se no Instagram, onde manifestou o “orgulho” pela adolescente. Na altura, a imagem publicada pelo ex-jogador chamou a atenção por mostrar uma jovem crescida e muito parecida com a mulher de Figo, Helen Svedin.

Daniela é a mais velha das três filhas do casal. As suas irmãs, Martina e Stella, têm 14 e 12 anos, respetivamente.