“Pesadelo na Cozinha” leva ASAE a fechar restaurante

TEXTO: Ana Filipe Silveira

O restaurante O Canela, em Lisboa, foi estrela da emissão do passado domingo do programa de televisão “Pesadelo na Cozinha”. Três dias depois, foi encerrado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou na quarta-feira o restaurante O Canela, em Lisboa. O espaço, que foi estrela do programa “Pesadelo na Cozinha”, na TVI, com Ljubomir Stanisic, deu nas vistas na televisão nacional devido à falta de higiene, sendo desde então apelidado de “o restaurante das baratinhas”.

O espaço “não tinha condições para continuar a funcionar”, confirmou fonte oficial da ASAE à Rádio Renascença, que adianta que à entrada do mesmo se encontra o aviso: “Por motivo de imprevisto, contra a nossa vontade estamos encerrados para alterações no estabelecimento. Obrigado pela vossa compreensão”.

“Estivemos lá ontem [quarta-feira] e avançámos para a suspensão provisória até serem repostas as condições necessárias à atividade. Quando o proprietário tiver resolvido as questões que apontámos será, feita uma reinspeção”, explicou ainda.

À mesma estação, o proprietário da churrasqueira, Manuel Canela, confirma que o espaço está fechado, mas negou que tivesse sido feita uma inspeção pela ASAE. “Estamos fechados para obras”.

O encerramento de O Canela, no bairro de Campolide, não foi único. Só na última semana, em Lisboa, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica realizou 56 operações, levantando um processo-crime e 32 contra ordenações. Além de O Canela, mais sete restaurantes foram encerrados.