“Você na TV”/13 anos: A evolução em imagens da dupla de maior sucesso na televisão portuguesa

Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha estão de parabéns esta quarta-feira. Os apresentadores conduziram pela primeira vez juntos um programa de televisão há precisamente 13 anos. Estávamos a 13 de setembro de 2004. A TVI unia nesse dia dois profissionais que viriam a formar a dupla mais popular existente no pequeno ecrã.

Cristina Ferreira vaticinou o encontro entre os dois comunicadores. Manuel Luís Goucha não acreditou. Ainda antes da sua estreia em televisão, a apresentadora cruzou-se com o “mestre” num curso ministrado por Emídio Rangel na extinta Universidade Independente. “Um dia vamos trabalhar juntos!”, atirou Cristina, numa visita que lhe fez dias mais tarde aos estúdios do programa “Olá Portugal”, o programa antecessor de “Você na TV” que Goucha conduziu, sem qualquer impacto nas audiências.

Não tardou muito para que este presságio se viesse a concretizar. Prestes a reformular, uma vez mais, as manhãs da TVI, a direção do canal tinha então como objetivo juntar a Manuel Luís Goucha uma mulher na condução de um novo programa. Em cima da mesa estiveram os nomes de Cristina Ferreira e Iva Domingues. O apresentador preferiu a primeira. José Eduardo Moniz tomara assim aquela que é, certamente, uma das decisões de que mais se orgulha.

Imponente, o então homem forte da TVI não deixou margem para dúvidas num dos primeiros encontros com a “novata” da estação de Queluz de Baixo. “Este projeto é para ganhar. Caso contrário, salta-se fora”, lançou. Cristina recebeu o aviso com um silêncio [a resposta chegaria anos depois – já lá vamos] e abraçou com toda a força e convicção o seu primeiro verdadeiro grande desafio profissional.

Veja na galeria acima fotografias que atestam a evolução da dupla de “Você na TV”.

Antes de “Você na TV”, a saloia da Malveira, como desde logo ficou apelidada, tinha estagiado na RTP1, no programa “Regiões” (hoje “Portugal em Direto”). Seguiu depois para a TVI, onde apresentou os programas extras de “Big Brother” e fez reportagens para o noticiário “Diário da Manhã”. Aí trabalhara pela primeira vez com Júlia Pinheiro, a sua “mãe” televisiva.

A carregar vídeo...

“[A Cristina] Sempre soube o que queria. Procurou o seu espaço e hoje é uma profissional de mão cheia naquele ginásio dos atletas de alta competição da televisão que é o ‘day time’”, admite Júlia Pinheiro, que desde 2011 é concorrente direta do programa que ajudou a conceber e a erguer.

Júlia Pinheiro:
“A Cristina é um exemplo para as Mulheres. Adoro-a como Mulher”

Sobre Manuel Luís Goucha, a responsável da SIC diz ser um “extraordinário comunicador”. Cristina é a sua “filha”, afirma sem qualquer dúvida. Palavras que se leem na carta emotiva que Júlia dirige a Cristina, a propósito do seu 40º aniversário, e que a N-TV lhe deu a conhecer em exclusivo. Leia o testemunho comovente do rosto de “Queridas Manhãs” clicando aqui.

 

13 anos antes…

13 de setembro de 2004. Dez horas e “picos”. Manuel Luís Goucha suscitava a curiosidade do público sobre a identidade da sua parceira. Cristina chega finalmente à TVI num coche e entra em estúdio ao som de violinos, numa atuação feita por crianças. Uma cena perfeita para a dupla que que se viria a tornar na “galinha dos ovos de ouro” da estação de Queluz de Baixo.

A carregar vídeo...

O tempo passou. A correr. A liderança custou a ser alcançada. Sónia Araújo e Jorge Gabriel de um lado, na RTP1. Fátima Lopes do outro, na SIC. Deram luta. Um confronto renhido que, dia após dia, ano após ano, acabou por resultar no primeiro lugar no pódio para Cristina e Goucha.

Quando o agarraram, não mais o deixaram escapar. O “talk show” “Você na TV” é líder incontestável. Quando se deu a mudança no paradigma das manhãs televisivas, chegou a resposta de Cristina ao repto de José Eduardo Moniz. “Era para ganhar, não era? Está ganho”, ripostou na altura a apresentadora.

 

Uma dupla… de “palhaços”

Mas, afinal, qual é o segredo do sucesso do programa matinal da TVI? A dupla é um dos ingredientes fundamentais. Uma dupla… de “palhaços”. “Somos os melhores deste circo televisivo”, afirmou, convicto, Manuel Luís Goucha, em entrevista à revista “Notícias TV”, datava o ano de 2011.

Os anos passaram e a dupla mantém-se. Cristina e Goucha protagonizaram ao longo dos últimos 13 anos momentos insólitos em televisão. Alguns deles, ficarão decerto para a história. Como este, em que uma espectadora confusa confunde tudo o que é passível de ser confundido.

A carregar vídeo...

Treze anos depois, o que está para vir? Mais um ano de “Você na TV” com Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha na condução, é certo. O fim não está à vista, como noticiou recentemente a revista “TV7 Dias”. “Que disparate”, classificou o apresentador, em declarações exclusivas à N-TV. “Pelo menos o próximo [ano] está garantido, depois logo se vê”, explicou. Conheça a história completa clicando aqui.

Um “parque de diversões”, como em 2011 qualificaram à “Notícias TV” Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, que está para durar. Mais uma moedinha, mais uma voltinha.

TEXTO: Dúlio Silva