28 anos em 28 fotografias: Lourenço Ortigão, o galã da nova geração

Já foi Rui, Lucas e Luís Miguel. Os portugueses – e especialmente as portuguesas – conhecem-no por Lourenço Ortigão, o “moranguito” que se estreou há oito anos na TV e que hoje é um dos principais rostos da TVI. Nasceu no verão, a 9 de agosto, e esta quarta-feira completa 28 primaveras.

Descendente do escritor Ramalho Ortigão, Lourenço Osório de Aragão Ortigão Pinto é um dos muitos atores cuja vida mudou devido à série “Morangos com Açúcar”. Hoje em dia é um rostos mais conhecidos do público português e vai protagonizar “A Herdeira”, a próxima novela da estação de Queluz de Baixo.

Até 2009, Lourenço era um jovem como qualquer outro. Frequentava o curso de gestão e namorava com a cantora Mia Rose, bem longe dos holofotes da fama. Até que fez uma audição para a sétima temporada da série juvenil da TVI e foi selecionado para protagonista. A relação com Sara Matos, que também aí se estreou na televisão, passou da ficção para a realidade mas não teve um final feliz. O casal não deu continuidade à história das personagens, Rui e Margarida, e separou-se ao fim de quatro anos de namoro.

Depois de novelas como “Remédio Santo”, “Doida por Ti” e “Belmonte”, esbanjou sensualidade no programa “Dança com as Estrelas”. Os dotes de bailarino valeram-lhe a vitória na segunda edição do concurso apresentado por Cristina Ferreira, sucedendo-se à ex-namorada, vencedora da temporada de estreia do programa.

Em “A Única Mulher” fez par romântico com Ana Sofia Martins e fez o seu primeiro grande papel de protagonista desde “Morangos com Açúcar”. Daí para cá, assumiu-se definitivamente como um galã da nova geração, foi capa da “Men’s Health”, abriu um restaurante e lançou um site de receitas.

Homem de muitos talentos, esteve solteiro durante algum tempo mas voltou a encontrar o amor, ainda que não o confirme publicamente. A nova namorada chama-se Diana Lousão, é hospedeira de bordo e, em julho, deu a conhecer a paixão que os unes com uma fotografia sua de mão dada com o ator.

Depois de ter estado em Los Angeles, nos Estados Unidos, a tirar um curso de representação, Lourenço Ortigão regressou recentemente ao trabalho em Portugal. O aniversariante está a gravar a novela “A Herdeira”, na qual faz par romântico com Kelly Bailey, de quem foi irmão em “A Única Mulher”.

TEXTO: João Farinha