Eis o segredo de Maria João Bastos para uma alimentação saudável

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

Recém-chegada do Brasil onde gravou a sua participação na novela da TV Globo “Novo Mundo”, a atriz contou à Notícias TV como consegue manter um estilo de vida saudável.

Aos 41 anos, Maria João Bastos exibe uma forma física invejável. A atriz portuguesa, que assume nunca ter feito uma dieta, revelou à Notícias TV o seu segredo para manter-se em forma. “Deixei de comer carne e consumir leite”.

Esta mudança, que operou “há cerca de dois anos e meio”, prendeu-se, também, por “questões ideológicas”. “É uma filosofia de vida e sinto-me bem em defender estas causas. É um bem-estar geral e que vai para além da aparência física”, explicou.

A transição de uma dieta omnívora para um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal, vegetarianismo, foi feita de forma gradual. “Todas estas decisões foram tomadas de forma consciente e foram adaptadas à minha vida de uma forma lenta porque não sou fundamentalista”, frisou.

Apesar de ter sido uma transição gradual, Maria João Bastos confessa que não foi um processo fácil. “É um hábito muito enraizado. Foram trinta e poucos anos a comer de uma determinada forma e de repente reeducarmo-nos é muito difícil”, admitiu.

Segundo a atriz, o segredo está no “foco” e na “determinação” e para isso dá um exemplo: “Para o estúdio levo a minha própria refeição. Foi um pouco difícil no início, porque tinha de cozinhar de manhã ou à noite, mas agora já faz parte do meu dia-a-dia. À noite preparo o meu almoço para o dia seguinte”. No que toca à confeção da sua marmita, Maria João Bastos confidenciou ter procurado a ajuda de uma profissional especializada na comida vegetariana.

Sobre projetos profissionais, Maria João Bastos confessou estar “em negociações” para integrar um novo desafio profissional e por isso “não pode” falar sobre o assunto. Questionada sobre a possibilidade de ser em Portugal ou em Terras de Vera Cruz, a atriz remeteu-se ao silêncio: “Não posso dizer”, rematou.