Fox confirma 11ª temporada de “Ficheiros Secretos”

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

A série de culto dos anos 1990 está de volta. David Duchovny e Gillian Anderson voltam a vestir a pele dos agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully para a 11ª temporada de “Ficheiros Secretos”.

O canal norte-americano FOX acaba de anunciar o regresso da série “The X-Files” (“Ficheiros Secretos”, como ficou conhecida em Portugal) para uma 11ª temporada que contará com dez episódios. As gravações arrancam ainda este ano e os protagonistas da série, David Duchovny e Gillian Anderson, estão, também eles, de volta, à semelhança do criador e produtor executivo, Chris Carter.

“Personagens icónicas, narrações ricas, criadores audazes: estes são os elementos que identificam as grandes séries de televisão. São, também, algumas das razões para que ‘Ficheiros Secretos’ tivesse um impacto tão profundo em milhões de admiradores espalhados pelo mundo”, começou por enumerar David Madden, presidente da FOX.

“A criatividade de Chris [Carter], junto com o brilhante trabalho de David [Duchovny] e Gillian [Anderson] continuam a impulsionar este fenómeno da cultura pop e estamos ansiosos por ver que novos mistérios vão descobrir Mulder e Scully neste novo capítulo de ‘Ficheiros Secretos'”, acrescentou.

A série de drama e ficção científica, que começou a ser transmitida em 1993, contou com nove temporadas exibidas até 2002. Depois de um período de pausa, voltou aos ecrãs em 2016, para uma décima temporada com apenas seis episódios. No nosso país, a regresso da Fox Mulder e Dana Scully foi transmitido na Fox Portugal que ainda não anunciou a data dos novos episódios.

Nos últimos anos, o canal FOX tem recuperado algumas das suas séries de sucesso. Para além de “Ficheiros Secretos”, o canal recuperou a série “24” com o “spin off” “24: Legacy” (sem Jack Bauer, interpretado por Kiefer Sutherland). Mais recentemente deu-se também o regresso de “Prison Break” para uma quinta temporada.