De A a Z. O dicionário da série mais nomeada de sempre: “A Guerra dos Tronos”

Se quer recordar ou ficar a conhecer os termos mais importantes de “A Guerra dos Tronos” para entender (como e) do que fala a série, aqui está um dicionário de palavras e expressões mais comuns. A sétima temporada da história estreia-se em Portugal na segunda-feira, no Syfy, às 22.15.

Entrámos em contagem decrescente para a estreia mais aguardada do ano: a da sétima temporada de “Game of Thrones”, que acontece na segunda-feira à noite noite no canal Syfy. O enredo do universo criado por George R. R. Martin é não só rico em imaginação, como tem já um vasto leque de palavras e expressões próprias, cujo verdadeiro significado só os verdadeiros fãs da série conhecem.

De A a Z, estas são algumas delas:

A
AERYS TARGARYEN II – Também conhecido como “O Rei Louco”, foi o décimo sétimo e último membro da Casa Targaryen a sentar-se no Trono de Ferro, reinando de 262 d.C. até 283 d.C.
ANDALS – São a etnia dominante no continente de Westeros (o principal da série). O rei dos Sete Reinos tem o título de Rei dos Andals e dos Primeiros Homens, em referência aos dois principais grupos étnicos da região.

B
BLACKFYRE REBELLION – A Casa Blackfyre é uma casa nobre extinta das Terras da Coroa. A Rebelião Blackfyre foi uma disputa dinástica que evoluiu para um conflito armado entre os filhos do Rei Aegon. O conflito opôs a Casa Targaryen à recém-fundada Casa Blackfyre e resultou na grande guerra civil dos Sete Reinos.
BRAN STARK – É o quarto filho de Eddard e Catelyn Stark, os antigos regentes do Norte. Está a aprender a controlar os seus poderes para lá da muralha de gelo que separa os civilizados e os bárbaros.

C
CASAMENTO – O Casamento Vermelho foi um massacre ocorrido durante a Guerra dos Cinco Reis, em 299 d.C., no qual o Rei do Norte e do Tridente, a sua mãe e cerca de 3500 vassalos foram chacinados. O massacre foi arquitetado por Lorde Walder Frey devido à quebra de uma antiga promessa de Robb.
CÃO DE CAÇA – Personagem interpretada por Rory McCann. É apelidado assim devido à sua natureza selvagem e obediência inquestionável aos seus mestres. É considerado um dos lutadores mais perigosos de Westeros, embora beba demais.
CERSEI LANNISTER – A rainha-mãe. Vai chegar à sétima temporada praticamente sozinha (resta-lhe o seu servo Qyburn), mas como “Rainha dos Sete Reinos”.
COLAR – Arma bastante perigosa, capaz de matar um rei.

D
DAENERYS TARGARYEN – A última descendente dos Targaryen, a dinastia que durante séculos regeu Westeros. Nasceu no exílio, depois da morte do pai e do irmão mais velho, mas tem estado, ao longo destes sete anos, a reunir um exército no continente de Essos para recuperar o trono. A sexta temporada terminou com ela finalmente a caminho de Westeros.

E
ESSOS – Um grande continente a leste de Westeros, onde se passou uma grande parte da ação até aqui. Corre o risco de passar para segundo plano na próxima temporada, já que Daenerys embarcou com todo o seu exército em direção a Westeros na última cena do último episódio da última temporada.

F
FAMÍLIA – Há nove famílias que lutam pelo poder na série.

G
GEORGE R. R. MARTIN – O autor da saga literária na qual se baseia a série. Escreveu “A Guerra dos Tronos” em 1996 e desde aí publicou mais quatro. Ooisutros dois livros serão publicados, mas apenas um está escrito.

H
HBO – O canal que produziu a série “A Guerra dos Tronos”, mas também outras como “Sexo e A Cidade”, “Os Sopranos” ou “Sangue Fresco”.

I
INCESTO – É “normal” haver sexo entre irmãos, pais e filhos por questões estratégicas e de guerra.
IRON ISLANDS – É um dos Sete Reinos e tudo indica que vai ser mais importante do que nunca na sétima temporada. Euron Greyjoy matou o irmão para ali reinar.

J
JON SNOW – O alegado filho bastardo de Ned Stark levou 50 facadas no final da quinta temporada. Muitos fãs acreditaram que não tinha morrido, ou que ia ressuscitar e foi o que acabou por acontecer. O ator que interpreta esta que é uma das mais célebres personagens da série garantiu que a sua personagem estava mesmo morta, mas esteve na sexta temporada e o seu nome continua nos créditos iniciais da sétima.

K
KING’S LANDING – É a capital dos Sete Reinos e um dos principais cenários da série desde o primeiro episódio. No entanto, de ano para ano tem perdido importância.

L
LYANNA STARK – É uma das personagens mais enigmáticas. Há teorias que defendem a irmã de Ned Stark é a verdadeira mãe do bastardo Jon Snow, assumido como filho por Ned, e é possível que na próxima temporada o mistério fique resolvido.

M
MURALHA – Na série, serve para separar o Norte do “verdadeiro Norte”, onde estão selvagens, mamutes, gigantes, zombies, esqueletos e crianças que atiram bolas de fogo.

N
NIGHT’S WATCH – A ordem militar que defende a muralha que separa os “dois nortes” de Westeros. Nas suas fileiras há criminosos, nobreza e uma enorme massa humana que se situa entre estes dois campos. Jon Snow era o líder da organização, foi morto mas quando ressuscitou condenou à morte aqueles que o assassinaram.

O
O INVERNO ESTÁ A CHEGAR – É o lema da casa Stark, e serviu como lema para a primeira temporada da série: significa que está a chegar a ameaça iminente que paira sobre o mundo ficcional de George R.R. Martin.

P
PIRATARIA – A “Guerra dos Tronos” é a série mais popular nos sites de downloads ilegais. Na quinta temporada chegaram quatro episódios à internet semanas antes da estreia da temporada.

Q
QARTH – É “a maior cidade que alguma vez existiu ou vai existir.” É assim que a elite de Qarth se refere à cidade.

R
R+L=J – Esta fórmula esconde uma das teorias mais populares dos fãs e foi confirmada na última temporada. Descobriu-se que Jon Snow (J) não é filho de Ned Stark, mas sim dos falecidos Rhaegar Targaryen (R) e Lyanna Stark (L).

T
TYRION LANNISTER – Uma das personagens mais amadas da série pelas suas qualidades humanas.

U
UNSULLIED – Os eunucos soldados de elite das Cidades Livres de Essos. São o exército pessoal de Danaerys Targaryen, que os libertou.

W
WESTEROS – O principal continente de “A Guerra dos Tronos”. É lá que se encontram os sete reinos.

Z
ZOMBIES – Para lá da grande muralha de gelo existem mortos-vivos. Na última temporada ficámos a conhecer a sua origem, através de uma das visões de Bran. Na próxima, vão ter ainda mais destaque.

 

TEXTO: Ana Filipe Silveira