Perder peso em pleno verão é para muitos um desejo difícil de concretizar. A 21 de agosto vai ser possível pesar menos sem fazer dieta ou exercício físico, pelo menos durante algumas horas. A NASA atribui este fenómeno a um eclipse solar, visível apenas nos Estados Unidos mas com efeito em todo o mundo.
A 21 de agosto, o sol vai desaparecer em algumas cidades dos Estados Unidos e influenciar as gravitações da Terra, do Sol e da Lua, sob as quais nos encontramos. Estas gravitações traduzem-se em força, que é exercida sobre nós. Contudo, “à medida que a Terra gira, exerce uma força centrifuga ‘anti-gravidade’ que pode ser calculada”, explica a NASA.
Tendo em conta as posições do Sol e da Lua no dia 21 de agosto, bem como a força anti-gravidade, a agência espacial norte-americana afirma que, por exemplo, uma pessoa que pese 80 quilos pode pesar menos 48 gramas no dia do eclipse, sendo que a quantidade de peso perdido varia, claro, de acordo com o peso total de cada um.
A força gravitacional vai ainda elevar a crosta terrestre até cerca de 40 centímetros. Assim, em teoria, no dia 21 deste mês seremos mais magros e também mais altos.
TEXTO: João Farinha