A sessão fotográfica que chocou as 46 mulheres mais influentes do mundo

“Firsts” é o novo projeto da revista norte-americana “Time”, que fotografou com um telemóvel as 46 mulheres mais influentes do mundo.

Selena Gomez, Oprah Winfrey, Hillary Clinton e Ellen DeGeneres são apenas alguns dos 12 nomes selecionados pela revista “Time” para a primeira parte da mais recente edição especial. “Firsts” é o novo projeto multimédia da publicação semanal norte-americana, que tem como objetivo retratar as 46 mulheres mais influentes do mundo.

Ao contrário do habitual, todas as fotografias foram capturadas com uma câmara de telemóvel, numa sessão fotográfica que durou apenas dois minutos. Luisa Dörr, a fotógrafa contratada, revelou que a maior parte das pessoas “ficaram chocadas” quando se aperceberam que a sessão seria diferente daquilo a que estavam habituadas.

“Eu fotografo de forma diferente e a pessoa reage também de forma diferente”, explicou a brasileira, de 28 anos.

Apesar de não utilizar uma câmara profissional, Dörr admitiu que o processo não se torna mais fácil. “É preciso pensar na fotografia da mesma forma, compor e trabalhar com a luz que se tem, seja ela qual for”, clarificou. No entanto, explicou que a sensação é quase como se fotografasse com “a mão” e, por isso, é mais intuitivo e rápido.

As entrevistas às 46 mulheres mais poderosas e influentes do mundo serão divulgadas de forma gradual durante as próximas semanas. Para já, reveja na fotogaleria as primeiras 12 capas partilhadas pela revista.

TEXTO: Sofia Gonçalves Romão