Academia de Cinema abre processo contra Will Smith por conduta imprópria

Óscares 2022
Fotografia: Robyn Beck / AFP

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, nos Estados Unidos, abriu um processo contra Will Smith por conduta imprópria depois da agressão a Chris Rock. Terá sido ainda pedido ao ator que deixasse o edifício no momento, mas o artista recusou.

A organização dos Óscares vai abrir um processo disciplinar contra o intérprete, que venceu o prémio de Melhor Ator, na cerimónia deste ano, por “violações das Normas de Conduta da Academia”, tal como se pode ler em comunicado.

Estas normas incluem “contacto físico inapropriado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometer a integridade da Academia”. As medidas tomadas serão discutidas no próximo Conselho de Administração marcado para 18 de abril.

De acordo com a nota, foi pedido a Will Smith que abandonasse o edifício após a agressão mas o ator recusou-se e continuou a assistir à cerimónia ao lado da mulher, Jada Pinkett Smith.

“Gostaríamos de deixar claro que Smith foi convidado a deixar a cerimónia, mas recusou, e também reconhecemos que poderíamos lidar com essa situação de maneira diferente”, disse a Academia, em comunicado.

No final, a organização pediu ainda desculpa a Chris Rock, a todos os presentes e ao público em casa.