Aguenta “coração”: Mimicat estreia-se hoje em Liverpool, na Eurovisão

Fotografias: Instagram Eurovisão

A cantora Mimicat, que venceu o Festival da Canção com “Ai Coração”, sobe esta noite ao palco da Eurovisão, em Liverpool, com os olhos postos na grande final.

É esta noite que Mimicat se estreia na Eurovisão depois de, em março, ter levado a melhor no Festival da Canção. O tema “Ai Coração” vai ser um dos semifinalistas na Arena de Liverpool, em Inglaterra, e a artista vai ser a quinta a atuar, além de Malta, Noruega, Países Baixos, Letónia, Sérvia, Rep. Irlanda, Croácia, Suíça, Israel, Suécia, Moldova, Azerbaijão, Rep. Checa e Finlândia.

Segundo o “site” “Eurovision World”, o tema tem andado entre o 26.º e o 27.º lugar entre os preferidos, num total de 37 canções, embora, em relação à primeira semifinal desta noite, Mimicat poderia alcançar a décima posição.

Para esta noite é esperado o vestido vermelho com apontamentos em rosa, mas o típico sofá onde começa a desenrolar-se a ação que acompanha a música não foi visto em Liverpool, provavelmente devido ao tamanho do palco, que o tornaria quase “invisível”. Portanto, a artista portuguesa estará acompanhada pelos seus quatro finalistas e será recriado um visual ao género do filme “Chicago”.

Mimicat no desfile em Liverpool

Mimicat atua esta terça-feira, 9 de maio, precisamente a data em que cantou Salvador Sobral, que ganhou a Eurovisão na Ucrânia, em 2017, com o tema “Amar pelos Dois”. “Deus queira que seja um bom presságio e a final, a 13 de maio, é dia de Nossa Senhora de Fátima, já viram? Pode ser que ela puxe uns cordelinhos”, respondeu Mimicat, bem-disposta, em conversa com a N-TV depois de ter triunfado no Festival da Canção. “Mais a sério, isto é só uma coincidência muito engraçada, mas não acredito muito nessas coisas… sou muito de ‘bora lá trabalhar’”.

Em seguida, a artista de Coimbra justificou porque “precisava muito disto”. “Sou uma cantora de nicho, estive parada algum tempo porque fui mãe, mas na verdade nunca tive muito reconhecimento do público nem das plataformas que passam a maior parte da música que é muito conhecida. Há duas mãos cheias de artistas que são muito conhecidos em Portugal e milhares que são talentosos como eu, ou mais, que não têm hipótese de ter a sua plataforma. O Festival serve para isto mesmo, cresci com o concurso a criar carreiras, aconteceu com o Salvador, com a Maro ou com a Elisa”.

A cantora já exibiu as cores nacionais

Mimicat entrou no evento por livre submissão e falou da importância da iniciativa. “Podia ser mais alargada, claramente, ter mais canções, porque este ano provou que a livre submissão não peca nada por falta de qualidade, pelo contrário. Eu e o Edmundo, que éramos os favoritos, somos da livre submissão, a Inês Apenas também. Não desprimorando os colegas convidados, eles tiveram a benesse de ter o convite e nós submetemos as nossas canções”.

A artista lembrou, finalmente, os tempos difíceis para singrar como artista. “Tentei desistir da música, mas o chamamento era mais forte, investi dinheiro que não tinha, fiz sacrifícios familiares e, finalmente, as coisas começaram a acontecer agora”.

A grande final da Eurovisão realiza-se neste sábado, 13 de maio. A Ucrânia, recorde-se, ganhou em Turim, em Itália, mas a guerra com a Rússia impede a realização do evento no país.