Ângelo Rodrigues encontra nas viagens “a melhor formação para um ator”

Ângelo Rodrigues só viajou pela primeira vez de avião quando tinha 20 anos, mas foi o suficiente para apanhar-lhe o gosto, tendo até hoje visitado perto de 30 países. Em declarações à N-TV, o intérprete de 29 anos assegura que é através das viagens que um ator se mune das melhores ferramentas para fazer o seu trabalho.

“Sou da opinião de que viajar é a melhor formação para um ator, porque nós trabalhamos com comportamentos e quanto mais experiências nós tivermos para povoar o nosso sótão emocional, mais ferramentas se adquire para o nosso trabalho”, explicou Ângelo Rodrigues ao nosso jornal.

A sua primeira viagem de avião foi a Polónia, na altura para gravar cenas para a série “Morangos com Açúcar”, da TVI. Tinha 20 anos. Desde então visitou 28 países e destaca o facto de ter conhecido “o irmão de Pablo Escobar” e de ter vivido “uma experiência de sobrevivência na Amazónia” como as situações que mais o marcaram.

Em junho do ano passado, Ângelo Rodrigues foi à procura da sua primeira experiência de voluntariado. Para isso, contactou a organização não-governamental portuguesa Helpo e partiu rumo à província de Nampula, na ilha de Moçambique, para dar aulas de expressão dramática a crianças de cinco anos. No local, sentiu a necessidade de registar a sua experiência, em vídeo, o que deu origem ao documentário de 40 minutos “A Terra dos Mil Sorrisos”, apresentado esta terça-feira num hotel em Lisboa, e que vai estar brevemente disponível no YouTube.

Na mala de viagem, o ator guarda “o sonho e a ingenuidade das crianças” e “o mistério que elas escondem no olhar”. “A simplicidade com que vivem é tão tocante que é impossível ficar indiferente”, confidenciou.

Enquanto não regressa ao pequeno ecrã – o seu último projeto televisivo foi a serie da RTP1 “Ministério do Tempo” – Ângelo Rodrigues assegura que as suas próximas viagens “estão a ser cozinhadas”. No entanto, “ainda não há nada de definitivo”, rematou, sem adiantar mais pormenores.

TEXTO: Alexandre Oliveira

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.