As cinco primeiras canções finalistas do Festival da Canção

Fotografia: Divulgação RTP

O Festival da Canção da RTP elegeu este sábado as primeiras cinco canções finalistas. Guerra da Ucrânia foi recordada em direto.

Estão apuradas as primeiras cinco canções finalistas do Festival da Canção. Neste sábado à noite, na RTP1, decorreu a primeira semifinal que apurou as musicas “Amanhã” (Quatro e Meia), “Why?” (Áurea), “Como é Bom Esperar Alguém” (FF), “Ginger Ale” (Diana Castro) e “Saudade, Saudade” (Maro) para a decisão final no dia 12 de março.

Sónia Araújo e Jorge Gabriel conduziriam a gala que lembrou a guerra da Ucrânia e se mostrou solidária com aquele país invadido pela Rússia. Primeiro através de dois participantes – TheMisterDriver usou um lenço com as cores azul e amarelo e Maro ficou a saber que um cidadão ucraniano recebeu conforto na sua música – e mais tarde foi a ovação do público, de pé, a marcar o final da primeira parte do espetáculo transmitido a partir do Estúdio 1 da RTP.

Mais uma vez os votos dividiram se entre 50 por cento do público e 50 por cento dos jurados, que este ano foram Dulce Pontes, Dino d’Santiago, Surma, Teresa Salgueiro, Pedro Granger, Miguel Cadete e Tatanka.

A segunda semifinal do Festival da Canção 2022 realiza-se esta segunda-feira, 7 de março, dia de aniversário do canal. O vencedor marcará presença em maio no Festival da Eurovisão, que este ano se realiza em Turim, Itália, depois dos Maneskin terem conquistado o evento no ano passado.