Assédio sexual. Jeffrey Tambor abandona série “Transparent” após acusações

Jeffrey Tambor, de 73 anos, divulgou um comunicado no qual se defende das duas acusações de que é alvo e em que anuncia a sua saída da série que protagoniza.

O ator está a ser acusado de assédio sexual por parte de duas mulheres transgénero que trabalham na série “Transparent”. Tambor já se havia defendido na semana passada, garantindo não ser um “predador”, mas desta vez anunciou a sua saída do formato que lhe valeu dois Emmy e um Globo de Ouro.

“Interpretar Maura Pfefferman em ‘Transparent’ tem sido um dos maiores privilégios e experiências criativas da minha vida”, disse Jeffrey Tambor, num comunicado divulgado este domingo pelo site Deadline. “O que ficou claro nas últimas semanas, contudo, é que este já não é o trabalho que comecei há quatro anos […] dada a atmosfera politizada que parece ter afetado o nosso set, não vejo como poderei regressar a ‘Transparent’”, pode ler-se na missiva.

Jeffrey Tambor expressa ainda o “mais profundo arrependimento” por alguma das suas atitudes ter sido “mal interpretada”, acrescentando que a ideia de “deliberadamente assediar alguém é simplesmente falsa”.

O intérprete é acusado de comportamentos impróprios pela assistente pessoal, Van Barnes, e pela atriz Trace Lysette, que através das redes sociais descreveu o momento em que Jeffrey Tambor a terá assediado: “Encostou o corpo dele contra o meu e começou a fazer movimentos rápidos, para a frente e para trás, contra o meu corpo. Senti o pénis dele contra a minha anca através do pijama fino e empurrei-o para longe de mim”, escreveu a atriz.

A Amazon, produtora da série, já abriu uma investigação interna e está a tentar apurar a verdade dos factos. Em “Transparent”, uma das séries de comédia de maior sucesso dos últimos anos, Jeffrey Tambor interpreta uma professora transexual reformada. O ator passa agora a integrar a longa lista de acusados de assédio sexual em Hollywood, da qual fazem parte o produtor de cinema Harvey Weinstein ou os atores Kevin Spacey e Dustin Hoffman.

TEXTO: João Farinha

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.