Ator Alan Alda revela que foi diagnosticado com Parkinson. “Não sou mais demente do que era antes”

O ator norte-americano Alan Alda, que se popularizou na série “M*A*S*H” (CBS), assumiu numa entrevista que foi diagnosticado com Parkinson há três anos. A conversa ficou marcada por um discurso otimista.

Ciente de que era “uma questão de tempo até alguém publicar uma história” sobre a doença contra a qual luta, devido às constantes aparições televisivas nos últimos tempos para promover o seu “podcast”, Alan Alda tomou a iniciativa de ser ele próprio a revelar o diagnóstico que recebeu há três anos e meio.

“A ter uma vida plena desde então”, o ator confessou, em entrevista ao programa “This Morning” (CBS), que não se deixou abater quando lhe foi detetada a doença de Parkinson. Já nas redes sociais, corroborou esta ideia: “Represento, dou palestras, faço o meu ‘podcast’, que amo. Se for diagnosticado, siga em frente!”

Mais tarde, e uma vez mais por intermédio do Twitter, Alan Alda referiu o que o faz manter uma vida ativa. “Tenho aulas de boxe três vezes por semana, jogo ténis duas vezes por semana e tomo apenas um comprimido – tudo recomendado pelo meu médico. Até faço um pouco de malabarismo. E não estou a entrar em demência. Não sou mais demente do que era antes”, escreveu, garantindo estar “realmente bem”.

Atualmente com 82 anos, Alda conta com um vasto currículo de participações em cinema e televisão. O papel de maior destaque, que lhe valeu seis Globos de Ouro e dois Emmy para Melhor Ator em Série de Comédia, foi o de Hawkeye Pierce em “M*A*S*H”, produção exibida entre 1970 e 1983 na CBS.

TEXTO: Dúlio Silva

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.