Autárquicas 2017. O que tem “Despacito” a ver com os hinos de campanha? Tudo

Luis Fonsi e Daddy Yankee

O sucesso “Despacito” já chegou à política, mais concretamente a Vila Pouca de Aguiar e a Póvoa de Lanhoso. José Carlos Rendeiro, candidato do PS à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, e Avelino Silva, candidato do PSD à liderança da autarquia de Póvoa de Lanhoso, inspiraram-se no tema de Luis Fonsi e Daddy Yankee e têm hinos de campanha originais.

“José Carlos, José Carlos” e “A-ve-lino”, assim se cantam as versões políticas de “Despacito”, uma das canções mais ouvidas em todo o mundo durante este verão. Apesar de serem de partidos diferentes, os dois candidatos pensaram na mesma estratégia para chegar ao eleitorado.

A carregar vídeo…

A carregar vídeo…

Os vídeos com os respetivos hinos têm milhares de visualizações nas páginas de campanha e, no caso de Avelino Silva e tendo em conta o passado, é capaz de ajudar. Isto porque, há quatro anos, Manuel Batista – candidato do PSD à Câmara de Póvoa de Lanhoso – venceu as eleições com um hino de campanha inspirado na música “O Ritmo do Amor”, do cantor Emanuel.

A carregar vídeo…

Se na Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, os hinos invulgares são uma tradição, em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, parecem ser uma estreia. Se a originalidade corresponder à eficiência, os dois municípios ficarão em boas mãos.

As eleições autárquicas portuguesas realizam-se a 1 de outubro.

TEXTO: João Farinha