Autismo mudou a vida da atriz Sandra Barata Belo

Em “Nazaré” a intérprete é mãe de um filho autista. Falou com casos reais e garante que ficou “tocada e sensibilizada”.

A novela “Nazaré” tem sido elogiada por pegar em temas reais e, depois dos incêndios e da violência doméstica, a trama da SIC tem dado nos últimos episódios cada vez maior destaque ao autismo, através da personagem Bernardo Blanco, vivida pelo ator Guilherme Moura que, na ficção, é um Autista Altamente Funcional. Bernardo foge de casa, mas é encontrado pela mãe, Verónica, que o droga para o controlar. Uma relação possessiva, mas que a atriz Sandra Barata Belo justifica à N-TV com o “amor pelo filho”.

Para interpretar o papel de mãe de um autista, os dois atores estiveram na Federação Portuguesa de Autismo e trocaram impressões com pais e pessoas autistas. Sandra Barata Belo ficou impressionada com o que viu e ficou com uma perspetiva diferente. “Fomos à Federação Portuguesa de Autismo falar com pessoas que têm vários graus de autismo. Conversei com a mãe de um rapaz e foi muito tocante, fiquei muito sensibilizada”, recorda a atriz da SIC, que transporta o que viu para a sua personagem em “Nazaré”.

“O maior sonho da Verónica é que o Bernardo olhe para ela, porque os autistas têm dificuldade em olhar nos olhos. Dentro da frieza dela e do egoísmo o objetivo é ser rica para que possa dar condições ao filho para olhar para ela”, acrescenta.

“No caso da mãe do autista com quem falei na Federação, perguntei se o desejo era que o filho pudesse olhar para ela, ela disse que sim e garantiu-me que falava com ele de outra maneira. Foi muito interessante ter ido lá”, congratula-se Sandra Barata Belo, que viu, também, “vários filmes sobre o autismo”.

Na trama da SIC, Verónica arma esquemas com o marido, Félix (Albano Jerónimo) e todos os meios justificam os fins… até matar.

“A Verónica é uma mulher muito determinada, pragmática e fria, mas tem os sentimentos escondidos. Pelos filhos ela faz todo. Ela é muito territorial: ou somos nós, ou são eles”, diz à N-TV, ela que mudou de visual depois da última novela, “Alma e Coração”.

“Nesta novela tenho risco ao meio e é um cabelo muito certinho, tem, a ver com ela, ela é é designer, é toda encaixadinha, muito tensa, costumo dizer a brincar que está sempre em capa de revista! Depois, eu faço pilates, que é tudo muito apertadinho e muito direitinho e acho que trouxe isso para a personagem…”, conclui.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.