Cada vez mais longes! SIC continua a subir, TVI em queda livre

A SIC foi o canal de televisão mais visto em Portugal pelo quarto mês consecutivo. Maio terminou e a liderança da TV de Daniel Oliveira é cada vez mais sólida.

Enquanto uma sobe, a outra desce. As curvas de audiências de SIC e TVI andam em sentido contrário. Terminado o mês de maio, a estação da Impresa não só confirmou a sua liderança, como viu aumentar a vantagem sobre a sua concorrente direta.

De acordo com os dados da GfK, a entidade responsável pela medição oficial do consumo televisivo, a SIC fechou o mês com 19,2% de quota de mercado, o seu melhor resultado do ano. Ao mesmo tempo, a TVI desce a um mínimo histórico: 16,4%. É preciso recuar mais de uma década para encontrar um valor assim.

A tendência já vinha desde o início do ano: de lá para cá, a TVI caiu 2,6 pontos percentuais: 19% em janeiro, 18,5% em fevereiro, 18% em março, 17% em abril e agora 16,4%.

Pelo contrário, o caminho da SIC é inverso: 18,6%, 19,1%, 18,9% e agora 19,2%.

A mudança de ciclo começou a 7 de janeiro com a estreia de “O Programa da Cristina”, que quebrou a hegemonia da TVI durante 12 anos. Cristina Ferreira chegou, viu e venceu. De uma forma tão clara que a liderança das manhãs arrastou consigo a informação e os programas da tarde.

A estreia de “Golpe de Sorte” esta semana parece ter tido outro efeito-bomba: a nova série da SIC, protagonizada por Maria João Abreu, entrou diretamente para o primeiro lugar e de lá não tem saído. Quem beneficiou com isso foi a outra ficção do canal, “Alma e Coração”, que também passou a liderar no seu segmento horário.

O que parecia impossível há apenas seis meses é uma realidade agora: a SIC é a estação mais vista em grande parte dos horários do dia.

Nas contas do mês de maio, e ainda de acordo com os dados da GfK compilados pela N-TV, a RTP1 foi a estação que mais subiu. O canal comandado por José Fragoso trepou dos 11,7% de share para 12,7%.

Um aumento de um ponto percentual justificado pelos jogos da seleção nacional de futebol, pelo futsal, mas também pelo crescimento de alguns horários, como é o caso da manhã, onde a “Praça da Alegria”, como já lhe contámos, tem vindo a morder os calcanhares à TVI, tendo aliás ganho na passada terça-feira.

O cabo, no mês de maio, foi ganho pela CMTV, com 4% e quota de mercado, seguido da Globo, com 3,1%. Entre os canais de informação, a SIC Notícias deu um pulo em maio, saltando de 1,7% para 2,0%. A TVI 24 também cresceu mas estabilizou nos 1,7, enquanto a RTP3 subiu para 0,8%.

TEXTO: Rui Pedro Pereira

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.