Candomblé: Anitta, Bruno Gagliasso e mais artistas que se converteram

Anitta perde 200 mil seguidores
[Fotografia: Angela WEISS / AFP]

Cantora abordou a religião no videoclipe da nova música, “Aceita”. O candomblé acumula praticantes por todo o Brasil, entre os quais os atores Cléo Pires e Bruno Gagliasso.

A cantora brasileira Anitta lançou esta terça-feira, 14 de maio, a música “Aceita”, cujo videoclipe faz referência ao candomblé, religião da qual é crente. Após ter revelado as primeiras imagens, a intérprete perdeu cerca de 200 mil seguidores em menos de duas horas e, na página de Instagram, lamentou o facto de os seguidores não aceitarem “que o outro pense diferente”.

“Quando recebo mensagens de repúdio e intolerância religiosa, não sinto energia divina sendo emanada na minha direção, sinto a energia contrária. Eu tenho fé, não tenho medo”, escreveu.

O candomblé é uma religião afro-americana que, no século XIX, chegou ao Brasil pelas mãos dos escravos oriundos da África Ocidental. Ao contrário do catolicismo, o culto africano era encarado como bruxaria, tendo sido sempre reprimido pela sociedade.

Famosos que se converteram ao candomblé

Ao longo dos anos, o candomblé foi ganhando expressão e são algumas as personalidades que tornaram púbicas as suas crenças. Depois de, aos 20 anos, ter conhecido um Pai de Santo, sacerdote da religião, Cléo Pires renovou, há dois anos, os seus votos de casamento num terreiro de candomblé.

Em 2023, Bruno Gagliasso foi alvo de intolerância religiosa, após ter partilhado algumas fotografias da visita do filho Bless a um terreiro em Salvador, na Bahia.

Miguel Falabella, Vanessa da Mata, Maria Bethânia e Daniela Mercury também são praticantes do candomblé.