Carla Andrino celebra fim dos tratamentos contra o cancro com uma declaração de amor à vida

Carla Andrino terminou os tratamentos contra o cancro. A atriz partilhou a novidade este domingo nas suas redes sociais, com uma declaração de amor à vida e ao marido.

“Terminei os tratamentos, VIVA! Por isso, hoje, não quero ver nem ouvir nada a não ser sorrir e sentir-te (…)! E agradecer. Agradecer teres querido continuar a namorar comigo, VIDA!”, escreveu Andrino na sua publicação.

Dez meses passaram desde que a atriz descobriu que tinha cancro da mama. Agora, na véspera do seu aniversário, partilhou com os fãs e os amigos que está livre dos tratamentos, aproveitando para agradecer aos técnicos de saúde do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, à família e aos amigos que a acompanharam, bem como a todas as outras pessoas que lutaram pela sua recuperação, mesmo as que lhe são desconhecidas.

No entanto, há mais alguém que a atriz e psicóloga tinha de referir, com um agradecimento muito especial: o marido, o maestro Mário Rui, que a acompanhou, como ditam as regras, “na saúde e na doença”. Andrino aproveitou esta publicação para mostrar o seu amor e a sua gratidão ao companheiro de vida, com quem está desde 1986.

“O meu agradecimento ESPECIAL vai para ti, meu querido marido, amor, companheiro e amigo. Ao longo destes 10 meses estiveste, como sempre, discreto mas presente. Contido, mas comovido. Acompanhaste-me ao hospital, diariamente, esperando horas, com a tranquilidade e o sorriso que te caracterizam. Imagino (sim, porque nunca mo disseste), o medo que sentiste de me perder. Em casa, cumpriste, à risca, todos os procedimentos recomendados pelos médicos, transformando-te no melhor enfermeiro do mundo. Do ‘meu’ mundo. Aqui e ali, vi os teus olhos encherem-se de lágrimas que não permitiste deixar cair. Por ti, por mim, por nós. Amo-te tanto, meu Amor!”.

A atriz quis ainda pedir a todos que sossegassem e afirmar que fez questão, desde o início, de “ter uma palavra a dizer” durante todo o processo: “Não, não ia morrer disto. Mas, caso isso acontecesse, seria com a dignidade com que me tenho esforçado por viver. O presente, não o passado nem o futuro. O aqui e o agora. É isso que importa, o que fica para a história. Para mais tarde recordar.”

A fotografia que acompanha o texto estava guardada desde o início para este momento, disse a atriz, afirmando que sempre acreditou neste final.

VIDA,Terminei os tratamentos, VIVA! Por isso, hoje, não quero ver nem ouvir nada a não ser sorrir e sentir-te (desde o…

Publicado por Carla Andrino em Domingo, 6 de Agosto de 2017

A publicação em forma de carta terminou com uma promessa à destinatária: a vida. “Amanhã [hoje, dia 7], mais do que comemorar o meu 51º aniversário, vou festejar a VIDA. Prometo ser-te fiel e honrar-te até ao fim, VIDA. AMO-TE”

Muitos dos seus colegas e amigos aproveitaram para deixar mensagens de amor e de força, como foi o caso de José Carlos Pereira, António Capelo ou Sofia Nicholson.

Foi em janeiro que a atriz falou da doença pela primeira vez, dando a notícia publicamente nas redes sociais para evitar “sensacionalismos, especulações ou deturpações da verdade”.