Conheça o maestro de olhos verdes que vai dirigir a Orquestra Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian anunciou esta sexta-feira, em comunicado, o nome do novo maestro titular da Orquestra Gulbenkian, que assume funções a partir do próximo ano. Mas, afinal, quem é Lorenzo Viotti?

Nascido em Lausanne, na Suíça, numa família italo-francesa, Lorenzo Viotti foi o homem nomeado para dirigir a Orquestra Gulbenkian, a partir da temporada de música de 2018/2019 e durante três anos. O maestro, de 27 anos, trabalhará também com o Coro Gulbenkian, acrescentou ainda a fundação na nota emitida esta sexta-feira.

Tendo dirigido pela primeira vez uma orquestra em 2013, Lorenzo Viotti soma vários prémios internacionais, nomeadamente o de jovens maestros do Festival de Salzburgo de 2015 e o International Opera Newcomer Award, já este ano. A Orquestra Nacional de França, a Filarmónica de Roterdão, a Jovem Orquestra Gustav Mahler e a Orquestra Filarmónica Real são algumas das formações que o maestro já dirigiu.

Viotti estudou piano, canto, percussão e direção de orquestra. Nas redes sociais, a paixão pela música é notada em praticamente todas as suas publicações, sobretudo com registos fotográficos nos quais surge à frente das bandas que já dirigiu.

Os olhos verdes – e a sua beleza natural – também não passam despercebidos a quem o acompanha na internet. Percorra a fotogaleria acima e descubra os encantos de Lorenzo Viotti, o novo homem que vai estar à frente da Orquestra Gulbenkian.

TEXTO: Dúlio Silva/Lusa