“Cosido à Mão”. O novo “talent show” da RTP1 lança-se às linhas e agulhas

O novo “talent show” da RTP1 promete trazer para a ribalta um ofício antigo, a costura. A estreia acontece a 28 de outubro, às 21.15.

“Cosido à Mão” é o título do novo programa da RTP1 que tem como objetivo encontrar o melhor costureiro de Portugal. Ao longo de 13 episódios, 15 amadores tentarão elevar o hobby da costura a outro nível e serão desafiados a mostrar as suas capacidades técnicas e criativas até que reste apenas o melhor dos melhores.

O vencedor ou vencedora viajará até Paris para participar na maior feira de materiais e serviços da indústria da moda, terá a oportunidade de fazer um estágio numa fábrica têxtil e ganhará ainda cinco mil euros para ajudar a impulsionar a sua carreira nesta área.

Sónia Araújo é o nome escolhido para apresentar o formato e Susana Agostinho, criadora de moda e consultora de imagem, e Paulo Battista, mestre alfaiate, constituem o painel de jurados que todas as semanas irá avaliar as criações dos concorrentes.

Na apresentação do programa, Paulo Battista revelou ter ficado assustado com o convite, mas desde que o aceitou, tal como o próprio disse, “não quis saber de mais nada” e encarou a missão de mostrar aos espetadores que tendo paixão, é possível viver da costura.

Susana Agostinho garante que este é um programa que motiva os concorrentes e o próprio público a sair da caixa e a estimular a sua criatividade. Durante as gravações, que já se realizaram, diz ter sido um desafio gerir as expectativas e emoções dos concorrentes.

“Todos eles queriam ganhar, mas foi preciso esquecer um pouco essas emoções e avaliar a peça pela peça”

Susana Agostinho

Daniel Deusdado, diretor de programação da RTP1, justifica a aposta neste formato pela “enorme dívida enquanto portugueses e enquanto país à indústria têxtil, às pessoas que durante tantos anos transformaram este setor numa das âncoras exportadoras do nosso país”. Disse ainda que este é um formato diferente, mas que a RTP gosta de arriscar.

“Cosido à Mão” ocupará o horário nobre de sábado.