Cristina Ferreira: Dois meses sempre a liderar e que mudaram a televisão (Análise)

A SIC na liderança, Cristina Ferreira fora da TVI, Manuel Luís Goucha KO, Júlia Pinheiro a liderar as tardes, Fátima Lopes a perder. Se alguém tivesse previsto este cenário há um ano, dir-se-ia que estava louco. E afinal…

7 de janeiro de 2019. A estreia. “A Cristina vai ganhar neste primeiro dia porque é o efeito novidade. Talvez a primeira semana. Depois volta tudo ao mesmo”. Eis a frase que mais se ouviu no início de janeiro. Não voltou tudo ao mesmo.

Dois meses depois de se ter estreado na antena da SIC, Cristina Ferreira levou tudo à frente. Um verdadeiro bulldozer. Deu a volta às manhãs, derrota todos os dias, sem apelo nem agravo, o seu amigo e mestre televisivo, e a sua larga vitória nas audiências empurra o canal para resultados que há muito não se viam.

Em fevereiro, a SIC quebrou 150 meses consecutivos de liderança da TVI. Dir-se-á que é trabalho do coletivo, naturalmente, mas é impossível negar que esta histórica mudança tem um rosto catalisador: Cristina Ferreira.

E, por inerência, o do profissional que apostou na maior estrela televisiva do momento e que montou a estratégia de grelha em seu redor: Daniel Oliveira, o homem que desde o verão passado lidera a direção geral de entretenimento do grupo Impresa.

Histórico! SIC ultrapassa TVI nas audiências ao fim de 12 anos

Ora, vamos a números. De acordo com os dados da GfK, a entidade responsável pela audimetria televisiva em Portugal, os 44 programas de Cristina Ferreira emitidos nestes dois meses registaram uma média de 492,5 mil espectadores, que representam 32,7% de quota de mercado.

No mesmo período, o seu concorrente direto, o “Você na TV”, apresentado por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, obteve 283 mil espectadores e 20,1% de share.

Ou seja, comparados os comportamentos dos dois formatos, “O Programa da Cristina” obtém em média, todos os dias, mais de 200 mil espectadores do que o seu vizinho do lado. Em muitos dias, Cristina Ferreira ultrapassa o meio milhão de espectadores, coisa muito pouco habitual num programa da manhã. Pelo contrário, neste período em análise, foram poucos os dias em que a TVI, à mesma hora, chegou aos 300 mil. Razão tem Goucha em dizer que levou “um KO de Cristina”.

“Levei um KO da Cristina!” Goucha admite derrota para a rival… mas não se rende

“Astronómico” foi o resultado obtido na terça-feira de Carnaval, um dia atípico com mais gente em casa, em que o programa da manhã da SIC chegou aos 746 mil espectadores, empurrando o “Primeiro Jornal” para uma audiência de 1,1 milhões de pessoas.

Nesse mesmo dia, também Goucha e Maria Cerqueira Gomes conseguiram o seu melhor resultado do ano (523 mil), mas de novo a mais de 200 mil espectadores da nova “dona disto tudo”.

E há um ano como eram as coisas?

Em 2018, o “Você na TV”, que até julho foi apresentado em dupla por Goucha e Cristina, registou, ainda de acordo com os números oficiais, 365 mil espectadores (já vinha em queda de 2017, quando obteve 381 mil…). À mesma hora, e no mesmo ano civil, a SIC tinha no ar o “Queridas Manhãs”, que até ao verão foi conduzido por Júlia Pinheiro e João Paulo Rodrigues e que, no último trimestre, passou a ser assegurado por “Jota”, Cláudio Ramos e Ana Marques. A media de espectadores foi de 212 mil.

Com esta reviravolta nas suas manhãs, a SIC conquistou 280 mil espectadores de manhã. Cerca de 80 mil “roubou-os” diretamente à TVI (a diferença entre a média de 2018 e a média de 2019), e cerca de 30 mil foram pescados à RTP1 (a diferença entre 177 mil de 2018 e os atuais 146 mil).

Com estas contas é fácil perceber que Cristina Ferreira não conquistou apenas público à sua concorrência direta. Nestes primeiros dois meses de programa, há 165 mil portugueses que não viam televisão generalista de manhã e que passaram a ver. Ou então passaram a ver o programa à noite, gravado na box.

É obra!

ANÁLISE: Nuno Azinheira

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