Cristina Ferreira e o “caso” de Bruno de Carvalho: “Não sou juíza de ninguém”

Cristina Ferreira
Fotografia: Instagram Cristina Ferreira

Cristina Ferreira e a TVI reagiram, durante a gala do “Big Brother Famosos”, deste domingo, 13 de fevereiro, à polémica que envolve Bruno de Carvalho e o seu comportamento para com a namorada, Liliana Almeida.

A diretora de Entretenimento e Ficção explicou que os concorrentes são acompanhados por uma equipa de médicos e que cada um aceitou fazer parte deste formato sabendo que são “privados de liberdade e sujeitos à pressão do jogo”.

“Isto é o ‘Big Brother desde há 20 anos que expõe comportamentos de quem aceita entrar na casa, privado de liberdade e sujeito à pressão do jogo. Passam a estar a responsabilidade da Endemol e da TVI. Estamos a falar de pessoas. É a salvaguarda que a nós nos compete. São acompanhadas por equipa de médicos que sabe de tudo, têm conversas particulares com concorrentes que não são tornadas públicas. Essas equipas é que nos dão sugestões e dicas de como fazer a gestão do programa”, começou por explicar Cristina Ferreira quando abriu a emissão da gala desta noite.

A comunicadora seguiu e justificou o facto de não se ter manifestado até agora: “Enquanto apresentadora temos um dever: imparcialidade e de não julgamento dessas pessoas. Neste caso é um jogador dentro da casa numa situação em que está exposto, mas enquanto cidadã tenho opinião e minha perceção. Precisamente pelo meu dever de proteção e ter acesso a todos os dados não sou juíza de ninguém. Faço perguntas que me competem para que cada um que está em casa possa julgar quem está dentro do jogo”.

De seguida, no confessionário, Bruno de Carvalho falou sobre o facto de a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) ter apresentado queixa ao Ministério Público (MP) pelo seu “comportamento ameaçador” para com a concorrente Liliana Almeida.

“Não me reconheço na queixa que foi feita, antes pelo contrário. O meu receio é o de sempre, o que eles pensam, o meu pai, a minha mãe, a minha família. Há sempre uma coisa tão imbecil… Ia exercer violência doméstica e psicológica à frente de milhões de pessoas? Os meus crimes são sempre de imbecilidade, sou atrasado mental. Nunca exerci violência sobre ninguém, ia exercer sobre uma pessoa que amo e que estou a proteger desde que entrou”, afirmou.

Já Liliana Almeida garantiu, em conversa com Cristina Ferreira, que nunca se sentiu “subjugada” pelo namorado dentro da casa: “Não percebo qual é o ponto que faz espoletar isto. Só quem está cá dentro sabe o que vive aqui, mas todos temos uma opinião a dar. Nunca me senti subjugada ou dominada. Pensei sempre pela minha cabeça. Nunca tive medo, ele é muito intenso, sabe o que quer para a sua vida”.

Lembre-se que a CIG alega que o comportamento do ex-presidente do Sporting na “casa mais vigiada do país” “é suscetível de configurar a prática de crime público de violência doméstica, na forma psicológica e física”. Em causa estão as imagens em que Bruno de Carvalho agarra Liliana Almeida pela cabeça enquanto estão deitados na cama.

Várias caras conhecidas já reagiram a este episódio nas redes sociais, entre as quais, Carolina Deslandes que considerou ser “crime” o comportamento do concorrente.

Também a irmã do concorrente, Alexandra de Carvalho, falou sobre a polémica em que o irmão está envolvido. “Ninguém ali é santo ou perfeito. Ninguém é prisioneiro ou mudo. É um jogo supervisionado, durante 24 horas”, concluiu