A definição marcante de uma criança sobre Salvador Sobral: “Ele é Portugal”

Se procurava por um conceito invulgar para definir Salvador Sobral, ele pode ter chegado. E logo vindo de uma criança, uma figura que para o cantor é “do mais autêntico e genuíno [que há] e que diz as maiores verdades, sempre”.

Tido como muitos como o novo herói português, por ter sido o primeiro português a alcançar o primeiro lugar no Festival Eurovisão da Canção, Salvador Sobral cruzou-se com uma menina que o surpreendeu com a melhor avaliação que recebeu sobre si após a vitória no certame de música e que o deixou sem palavras.

Numa entrevista concedida a Rui Unas para o “podcast” “Maluco Beleza”, o cantor, de 27 anos, contou o episódio que se revelou completamente inesperado. “Aconteceu há uma hora… Fomos almoçar e está na bicha à espera uma senhora que diz para uma criancinha: ‘Ó Maria, tu sabes quem é este menino?’. Ela olha e diz: ‘Sei. Ele é Portugal'”, descreveu o intérprete de “Amar Pelos Dois”, seguindo-se um silêncio.

“Eu não tenho estofo para ser Portugal”

Salvador Sobral considerou “esquisito, muito esquisito” e “estranho” a forma como, de uma maneira tão simples, conseguiu ser definido o momento que vive atualmente, com o fascínio de milhares de portugueses sobre a sua figura. E prossegue: “Eu não tenho estofo para ser Portugal. Noutro dia, disseram-se uma coisa que é muito verdade: ‘Não se consegue abarcar a felicidade toda de um país’.”

Salvador Sobral é motivo de discórdia em Portugal desde que a sua vitória na Eurovisão o catapultou para a fama. Amado por muitos e desprezado por outros, o irmão da também intérprete Luísa Sobral passa frequentemente por juízos de valor por cada passo que dá publicamente. Aconteceu recentemente, quer com a afirmação que lançou durante o concerto solidário para as vítimas do incêndio de Pedrógão Grande como com as críticas que disparou contra a autora de um livro que se diz ser a vida de Salvador.

TEXTO: Dúlio Silva