Do “Caderno Diário” ao “Jornal da Noite”. Está informado sobre a vida de Pedro Mourinho?

Surge no pequeno ecrã para informar, mas agora os papéis invertem-se. Pedro Mourinho é hoje protagonista de uma notícia, na qual recuamos no tempo para recordar a subida consistente da vida profissional do rosto da SIC.

Quarenta e cinco anos de vida, mais de 25 deles ao serviço do jornalismo. Pedro Mourinho iniciou o seu percurso na antena da RTP2, aos 18 anos, com o noticiário “Caderno Diário”, dirigido sobretudo a um público infantojuvenil.

Margarida Pinto Correia, Pedro Pinto, Sílvia Alves, Rita Fernandes, Sérgio Sequeira, Gaspar Borges e Rita Ferro Rodrigues, que viria a reencontrar anos depois, já na SIC Notícias, foram as outras caras deste noticiário, pioneiro na história da televisão portuguesa.

A carregar vídeo...

Foi, de resto, para a SIC Notícias que Pedro Mourinho rumou, em 2001, para integrar a equipa de fundação do canal de informação da SIC. O convite veio de Emídio Rangel e Nuno Santos, então diretor de programas e da SIC Notícias, respetivamente. Foi o primeiro rosto a aparecer na história desta estação. Estávamos no dia 8 de janeiro.

“Bom dia. São sete da manhã. Está no ar a SIC Notícias, 24 horas por dia, em direto e em português.” Foi desta forma que deu a conhecer, para um novo público, não só a si como o primeiro canal de informação em Portugal.

A carregar vídeo...

Pedro Mourinho mantém-se até hoje na antena da SIC Notícias – apresenta atualmente a “Edição da Noite”, de segunda a sexta-feira -, mas surgiu entretanto também à frente dos noticiários da hora de almoço e de jantar da estação de Carnaxide.

Da vida pessoal, pouco se sabe sobre Pedro Mourinho. Apenas que tem uma filha, Carolina, de 14 anos, fruto de uma anterior relação, com a apresentadora Iva Domingues. No próximo mês, diz um “até já” à jovem, que viajará na companhia da mãe para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde vai poder concretizar o desejo de estudar realização.

 

TEXTO: Dúlio Silva