“Ela é uma mistura explosiva!” Eunice Munõz: os 90 anos de um “monumento nacional”

Eunice Muñoz completa esta segunda-feira 90 anos de vida, 77 anos de carreira. A N-TV foi ouvir o que têm a dizer dela alguns dos profissionais da televisão, do teatro e do cinema.

“Uma mistura explosiva entre talento, capacidade de trabalho, alegria de viver e bondade em estado puro”, afirma Herma José à N-TV.

O humorista, que recebeu Eunice recentemente no seu programa na RTP, “Lá por Casa”. “Acheia-a maravilhosa, com um sentido de humor e uma curiosidade intelectual intactos. É verdade que tem um grande desgosto por não poder trabalhar, mas ao mesmo tempo um grande realismo por saber que chegar a esta idade tem interesse”.

Segundo Herman, 64 anos, “a Eunice sabe que é muito melhor viver, mesmo com todos os desgostos, do que pura e simplesmente não existir, como acontece à maioria dos artistas da sua geração, que já não estão cá”.

Já Diogo Infante, que em 1993 contracenou com Eunice em “A Banqueira do Povo”, começa por dizer “obrigado”, quando a N-TV lhe pede um comentário.

“Obrigado enquanto espectador e público, por tudo o que pude testemunhar. Obrigado enquanto colega, por tudo o que me ensinou e proporcionou, em generosidade e partilha. E obrigado enquanto pessoa, por ser alguém que está comigo sempre”, disse o ator, de 51 anos.

Diogo Infante sublinha que é “preciso aproveitar todos os momentos em que é possível estar com a Eunice”. “Ela é um monumento nacional, e como todos os monumentos nacionais, tem de ser preservado e estimado”.

Ruy de Carvalho, 91 anos, não esconde a alegria pelo aniversário da “grande amiga, irmã e colega”. “É uma felicidade poder partilhar este dia com ela”, afirma o ator, que lembra que “esta caminhada representa mais de 70 anos de amizade”, que se estende “à amizade das famílias”, que já “tem os netos como seguidores”.

No Facebook, Júlio Isidro partilhou esta segunda-feira um texto publicado por si há dois anos. “Essa coisa do calendário, da biologia e das leis da natureza, rendem-se perante a vida vivida e a que continuará a viver esta enorme atriz, mulher, mãe e cidadã de um país que nem sabe como lhe agradecer o facto de ter nascido aqui”, lê-se no emocionante texto do comunicador, de 73 anos.

“Ai se eu fosse escritor daqueles dos bons, que frases bonitas e profundas escreveria sobre Eunice. Ai se eu fosse poeta em quantos versos seria ela a minha musa inspiradora.
Na arte de representar, Eunice é a verdadeira generosidade, dando tudo de si como se não tivesse custado nada”, acrescenta Júlio Isidro na sua página oficial naquela rede social.

Veja uma parte da vida de Eunice Muñoz em fotografias na galeria de imagens acima que preparámos para si.

TEXTO: Nuno Azinheira

 

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.