Em noite de aniversário, Ruy de Carvalho recebe condecoração do Presidente da República

Homenagem Ruy de Carvalho
Fotografia: Rita Chantre / Global Imagens

No final da peça “A Ratoeira”, o ator recebeu das mãos de Marcelo Rebelo de Sousa a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada ao som de uma ovação por parte do público.

Centenas de pessoas juntaram-se no Teatro Politeama, em Lisboa, esta terça-feira à noite, para assistir a mais uma peça de Ruy de Carvalho, numa noite especial devido ao seu 95.º aniversário.

Depois de terminada a sessão teatral, Marcelo Rebelo de Sousa e Carlos Moedas subiram ao palco para cantar os parabéns ao ator, em conjunto com o restante elenco e o público. Com um bolo preparado pela produtora Yelow Star Company.

Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, salientou a forma como o artista mudou o mundo. “Ruy mudou o nosso mundo, mudou a minha geração, mudou uma geração de atores e mudou a nossa cidade. Obrigado pelos lisboetas, do fundo do coração”.

Homenagem Ruy de Carvalho
Fotografia: Rita Chantre / Global Imagens

De seguida, o Presidente da República aproveitou o momento para entregar a condecoração ao ator. “Há cinco anos condecorei-o com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito porque continuava a fazer os portugueses muito felizes com 90 anos”, começou por lembrar Marcelo Rebelo de Sousa.

“Agora que faz 95 anos vou condecorá-lo com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada como o fiz à nossa querida Eunice Muñoz o ano passado que é o máximo que se pode dar no domínio da Cultura porque o Ruy merece. […] Ele nunca morrerá estará sempre ao pé de nós”, disse, colocando a grã-cruz no pescoço do artista.

Rendido ao carinho e sem aguentar a emoção, Ruy de Carvalho acabou por ser abraçado pelo filho, João, a filha, Paula, e a bisneta, Rita, que assistiu pela primeira vez a uma peça do bisavô.

Homenagem Ruy de Carvalho
Fotografia: Rita Chantre / Global Imagens

“Queria agradecer a vossa amizade”, agradeceu no final ao público, elogiando os colegas de elenco: “São colegas maravilhosos com muito talento e que eu me sinto muito honrado por trabalhar com eles”, disse à despedida, antes do pano cair uma vez mais.

Ruy de Carvalho e a produtora Yellow Star Company prosseguiram as celebrações com a inauguração de uma exposição com acessórios de outros projetos e imagens do ator no Salão Nobre do Teatro Politeama.