Emocionada, Weza Silva acusa Frederica Lima de “blackface”: “Vá pintar a cara para outro lado!”

Weza Silva
Fotografia: Facebook Weza Silva

Weza Silva acusou Frederica Lima do “Big Brother 2022” (TVI) de ter feito “blackface”. A comentadora do “reality show” não aguentou a emoção na emissão em direto.

A comentadora da estação privada criticou, durante o programa “Última Hora”, conduzido por Mafalda Castro, a atitude de Frederica Silva em ter pintado a cara de preto dentro da casa mais vigiada do país.

“A Frederica está ali a fazer ‘black face’”, começou por dizer, referindo-se a uma prática antiga em que os atores caucasianos pintavam a cara de preto de forma a ridicularizar as pessoas negras.

“A Frederica não passa de uma pessoa extremamente ignorante. Saberia perfeitamente que não pode estar em televisão. Com a idade que ela tem já deveria ter mais informação para saber que o ato que ela fez aqui é extremamente ofensivo para com as pessoas negras”, prosseguiu, com a voz tremida, assumindo estar nervosa.

Nas redes sociais, Weza Silva acabou por ser alvo de várias críticas e não deixou os internautas sem resposta: “O que tinha a dizer já disse no programa. Agora, larguem-me que estou cansada e quero é abrir um vinho e descansar a minha cara preta de nascença. Façam o mesmo, descansem a vossa, seja ela de que tom for”.

Mais tarde, a comentadora da TVI regressou às redes sociais para se dirigir à onda de ofensas que continuou a receber. “Criatividade nas ofensas, por favor. Chamar macaca é tão anos 90, feia, preta (esta é a mais estúpida porque o meu insta é mrspreta e os meus melhores amigos chamam-me de preta). Sejam criativos nas ofensas, quem sabe eu vos responda. Até agora só deceções nas ofensas, vá, esforcem-se mais”, disse.