Entrevista a Thiago Rodrigues: “Vou ficar uma bola em Portugal. Come-se e bebe-se muito bem”

O ator Thiago Rodrigues mudou-se do Brasil para Portugal para ter a sua primeira experiência na apresentação. Anfitrião de “Sem Cortes”, exibido pela Globo Portugal aos sábados à noite, fala em entrevista da aventura na TV e da sua passagem pelo nosso país.

Como surge o convite para ser o apresentador convidado do programa “Sem Cortes”, exclusivo da Globo em Portugal?
No Brasil tiveram conhecimento de que queria passar uma temporada aqui em Portugal e imagino que tenha sido por conta disso. Fiquei muito feliz com esta oportunidade de poder conhecer Portugal através das histórias que estamos a contar da relação de Portugal com as telenovelas do Brasil.

É a primeira experiência na área apresentação?
É a primeira vez que apresento um programa, sim. É até um pouco estranho olhar para a câmara. É uma coisa muito intimidadora [risos].

Durante os dez dias em que estiveram a gravar em Portugal quais foram os momentos mais marcantes?
A relação com o público na rua é sempre mais engraçada. Há um momento do programa em que fazemos um “quiz” e geralmente encontramos pessoas muito extrovertidas que aceitam participar e esses são, com certeza, os momentos mais engraçados.

Como foi a reação do público português?
As pessoas falam muito sobre a novela “Páginas da Vida” e também sobre “Malhação”. Esses meus dois trabalhos são reconhecidos pelo público português. E também “A Favorita”, que está a ser exibida agora em Portugal.

Este programa foi uma forma de conhecer melhor Portugal ao mesmo tempo que trabalhava?
Com certeza. Já tinha vindo a Portugal diversas vezes, mas existem zonas que eu dificilmente iria conhecer se não fosse o programa, como por exemplo a Guarda, castelos e lugares incríveis que tive a oportunidade de ver. Foi uma experiência muito boa. Adorei conhecer Sintra, Coimbra também não conhecia. Adorei conhecer a Universidade [de Coimbra], é espetacular. Também amei visitar Linhares da Beira, a aldeia que inspirou a novela “Tempo de Amar”. Conhecemos uma senhora super-reservada, que mora numa aldeia onde vivem 80 e poucas pessoas. Parece até uma cidade cenográfica, é muito curioso.

O que é que o público português pode esperar deste programa?
Pode esperar conhecer um pouco dos bastidores das produções, aprofundar um pouco mais as relações dos artistas portugueses que participaram em novelas da Globo e também nas séries.

Além das cidades, aproveitou também para conhecer melhor a gastronomia portuguesa?
Sempre fui fã da gastronomia portuguesa, dos vinhos portugueses. É uma aventura. O problema é que não estou a ter muito tempo para fazer ginástica, e vou acabar por engordar. Vou ficar uma bola em Portugal. Come-se e bebe-se muito bem. Gostei muito de comer farinheira, é uma delicia. Comi bacalhau de diversas formas. Muito bom.

E o clima? Tem sido difícil adaptar-se ao frio europeu?
Está suave. Estou com 16 casacos, dá para levar na boa [risos].

Além do programa “Sem Cortes”, exibido na Globo, está também no ar na novela “A Favorita”. O que recorda desse trabalho?
Foi uma novela muito importante para mim. No Brasil foi a novela das 20 [horas], a que tem mais destaque, e eu fazia parte do grupo dos protagonistas jovens. Foi uma novela que fez um sucesso imenso e foi muito bom porque tive encontros inesquecíveis. Contracenei muito com o Tarcísio Meira, que talvez seja o maior galã da história da TV brasileira, e tive a oportunidade de aprender muito com ele.

Em breve a Globo irá exibir “Páginas da Vida”, novela em que também participou. O que é que este trabalho representou na sua carreira?
Foi a principal novela que eu fiz porque eu vinha da “Malhação”, tinha pouca experiência na época e fui direto fazer o protagonista de uma novela do Manoel Carlos. Saímos para viajar, ficamos um mês a gravar em Amesterdão [Holanda], e também encontrei atores maravilhosos. Contracenei muito com a Lília Cabral, o Marcos Caruso, a Nathália Timberg. Foi um marco para mim e posso até dizer que foi a novela mais importante da minha carreira.

TEXTO: DR/Globo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.