Conan Osíris foi eliminado na semi-final do Festival Eurovisão da Canção que se disputou na noite desta terça-feira, em Israel. O cantor da música “Telemóveis” não se conseguiu apurar entre os primeiros dez finalistas que vão a concurso este sábado, dia 18.
Na Arena de Telavive, na primeira semi-final, sobrou a frustração na comitiva portuguesa.
Eram 21.05 H em Portugal quando Conan Osíris, que representou a canção n.º15, subiu ao palco integralmente vestido de verde, na companhia do bailarino João Reis Moreira.
Recorde-se que esta segunda-feira, 13 de maio, realizou-se o “Jury Show”, onde os jurados assistiram, pela primeira vez, às atuações e classificou as suas preferidas. É que 50 por cento do resultado final de cada atuação é da responsabilidade do júri e a outra metade foi entregue ao público na gala ao vivo desta terça-feira.
Em março, Conan Osíris estava bem classificado na bolsa de apostas que prevê o(a) possível vencedor(a) do formato, mas esta terça-feira, dia da primeira semi-final, os apostadores quantificavam em apenas um por cento a possibilidade do intérprete de “Telemóveis” ganhar o concurso que se realiza em Israel. E não falharam por muito…
Portugal ficou de fora, mas apuraram-se Grécia, Bielorrússia, Sérvia, Chipre, Estónia, República Checa, Austrália (a favorita), Islândia, São Marino e Eslovénia.
O momento alto de Portugal na Eurovisão aconteceu há dois anos, quando, na Ucrânia, Salvador Sobral classificou-se na primeira posição com o tema “Amar pelos Dois”, o que fez que o nosso país realizasse no ano passado o espetáculo mais visto na televisão a nível mundial.
TEXTO: Rui Pedro Pereira