Exclusivo N-TV. Como Eduardo Madeira ficou com o nariz de Nuno Markl

A imitação de Nuno Markl feita por Eduardo Madeira, confirmada há dias com um “frente-a-frente” entre os dois no “5 para a Meia-Noite”, está a gerar uma onda de aplausos na Internet. À N-TV, o comunicador, o ator e o responsável pela transformação explica como foi possível um trabalho assim.

O pior era o nariz. Como conseguir que o pequeno nariz de Eduardo Madeira se tornasse “o vasto apêndice nasal” de Nuno Markl. O comunicador, o original, explica o truque. “Fui um cúmplice à maneira: o nariz que ele tem foi feito a partir do meu”.

“Poucos segundos depois, tinha uma massa azul de silicone a cobrir-me este vasto apêndice nasal a um ponto que só conseguia respirar pela boca”
Nuno Markl

Nuno Markl, 46 anos, concretiza: “Quando fui há umas semanas ao programa do Herman, “Cá por Casa”, o Sérgio Alxeredo [o mais respeitado caracterizador da televisão portuguesa] pediu-me se lhe dava o meu nariz. Poucos segundos depois, tinha uma massa azul de silicone a cobrir-me este vasto apêndice nasal a um ponto que só conseguia respirar pela boca. Minutos depois, tinha o molde perfeito”.

Markl confessa que estava ansioso para ver o outro Nuno, ainda por cima seu amigo. Na passada quinta-feira, quando se sentaram lado a lado no sofá do “5 para a Meia-Noite”, o público pôde ver a cópia e o original. “Achei um espanto, confesso!”, opina o apresentador de televisão e rádio à nossa revista.

Para Eduardo Madeira, também 46 anos, “imitar o Markl é imitar um amigo de longa data”, alguém que admira “imenso”. “Não é a mesma coisa do que imitar um Trump ou um Kim Jong-Un”, adianta, divertido.

“Não é a mesma coisa do que imitar
um Trump ou um Kim Jong-Un”
Eduardo Madeira

O ator, que integra o elenco de “DDT – Donos Disto Tudo”, programa humorístico transmitido ao sábado à noite na RTP1, diz-se “muito satisfeito com o resultado final”. Os tiques, as exclamações sussurradas, a forma de reagir e a conversa, que tão bem soube captar no amigo, são “muito mais uma homenagem do que propriamente uma sátira”.

Sérgio Alxeredo partilha os louros da transformação com a sua colega de caracterização do “DDT”, Ana Steiner. “Temos vindo a evoluir na construção do boneco e o último upgrade foi ter sacado o molde do nariz do Markl. O nariz igual ao do próprio Markl veio dar uma credibilidade e semelhança ainda maiores”.

“O boneco é construído com atenção aos mais pequenos pormenores da cara ‘ampliada’ do Markl”
Sérgio Alxeredo

O profissional, com uma vasta experiência na construção de sketches humorísticos, mas também na caracterização de atores, cantores e outros profissionais, conta que “o boneco é construído com atenção aos mais pequenos pormenores da cara ‘ampliada’ do Markl e isso acontece, é claro, graças ao trabalho fantástico de ator do Eduardo Madeira”.

Alxeredo, responsável pela Manobras d’Arte, aproveita a N-TV para agradecer “às produções dos programas a oportunidade de poder fazer este trabalho”.

“Fazermos o que sabemos e gostamos é muito bom. Além disso, continuamos a pensar em aprender e melhorar cada dia. Isso é o que verdadeiramente nos estimula”, conclui o profissional.

TEXTO: Nuno Azinheira

 

Recorde aqui o vídeo do encontro entre os dois Nuno Markl: