Exclusivo N-TV: Moniz renova acordo com Media Capital e pode ter poderes reforçados na TVI

Moniz
Fotografia: Instagram José Eduardo Moniz

José Eduardo Moniz renovou contrato como consultor da Media Capital para a área da Ficção. Atual vice-presidente do Benfica pode ter poderes reforçados na TVI e está mais próximo de Cristina Ferreira e Anselmo Crespo.

José Eduardo Moniz renovou contrato por três anos com a Media Capital, empresa detentora da TVI, na qual vai permanecer como consultor para a área da Ficção. O também vice-presidente de Luís Filipe Vieira no Benfica já está a trabalhar com Cristina Ferreira na nova novela “Festa é Festa”, que a estação vai estrear em breve. A ideia, um original da diretora de Ficção e Entretenimento do quarto canal, terá sido desenvolvida em conjunto.

Entre as colaborações de Moniz está, também, uma amiga de longa data e o profissional está a trabalhar diretamente com Gabriela Sobral, diretora da produtora de novelas Plural, e com a administração da Media Capital, em especial com o CEO interino, Luís Cunha Velho e com Mário Ferreira, presidente do Conselho de Administração. O comunicador tem, também, segundo algumas fontes, capacidade de influência junto do diretor de Informação, Anselmo Crespo.

Não foi possível chegar à fala com José Eduardo Moniz, mas a TVI, em declarações à N-TV, elaborou uma declaração oficial: “Após análise jurídica e tendo em conta o competente enquadramento legal e regulatório, a Media Capital esclarece que decidiu que não deve dar exposição pública nem prestar informações sobre o âmbito e a duração dos contratos de prestação de serviços que tem com os seus consultores, sejam eles de programação, entretenimento, apoio tecnológico, gestão, ficção e outras áreas complementares”, adianta o departamento de comunicação da estação de Queluz de Baixo.

Os valores do novo acordo apontam para uma verba mensal à volta dos 18 mil euros, segundo apurou a N-TV, um valor significativamente mais baixo do que era auferido até ao final de 2020, num contrato que remontava aos tempos em que a Prisa era acionista maioritária da TVI.

Sem responsabilidade direta nas decisões e na gestão diária, Moniz, de 68 anos, esteve mais ligado nos últimos anos à criação das novelas do canal. Foi o grande impulsionador de “A Única Mulher”, um projeto de sucesso que a TVI colocou em pelo menos duas dezenas de países, mas igualmente de novelas que visando a internacionalização foram derrotadas pela SIC em toda a linha, como “Prisioneira” ou “Na Corda Bamba”.