Falha na Festival da Canção. Votação divulgada incorreta leva nova canção à final

O presidente do júri, Júlio Isidro, com os apresentadores Jorge Gabriel e José Carlos Malato

A RTP emitiu um comunicado no qual admite um erro na “transcrição dos pontos do televoto (votos do público)”. A contagem correta eliminou um tema tido como finalista e introduziu outro.

“No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta. Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos”, lê-se na nota divulgada pelo operador público no seu site.

Afinal, o tema “Eu te amo”, interpretado por Beatriz Pessoa, ficou de fora da final.

No seu lugar entra “Sem Medo”, interpretada por Rui David e composta por Jorge Palma.

“Sendo este infeliz incidente da sua inteira responsabilidade, a RTP apresentou de imediato um pedido de desculpas aos compositores e intérpretes envolvidos. Este mesmo pedido de desculpas é igualmente dirigido aos telespectadores da RTP”, refere ainda o comunicado da estação.

Os finalistas são Peu Madureira, com “Só por ela”, 22 pontos (10 júri e 12 televoto), Janeiro, com “sem título”, 16 votos (12+4), Catarina Miranda, “Para sorrir eu não preciso de nada”, 16 pontos (8+8), Anabela, “Para te dar abrigo”, 13 pontos (3+10), Joana Barra Vaz, “Anda estragar-me os planos”, oito otos (7+1) e Joana Espadinha, “Zero a Zero”, com sete votos (2+5). Acresce o repescado Rui David, “Sem medo”, sete pontos (2+5).

TEXTO: Ana Filipe Silveira