A vitória de Donald Trump captou a atenção de famosos por todo o mundo, incluive em Portugal. Nas redes sociais, as reações à vitória do republicano multiplicaram-se.
Donald Trump prepara-se para regressar à Casa Branca, após ter derrotado a adversária, Kamala Harris, nas eleições presidenciais dos EUA.
Em Portugal, as reações à vitória do republicano multiplicaram-se. Ana Garcia Martins, mais conhecida como “A Pipoca Mais Doce”, mostrou-se desapontada com a escolha dos americanos: “Que tristeza acordar com esta notícia, que tristeza que vai ser este mundo nos próximos anos”.
Catarina Raminhos, mulher do humorista António Raminhos, também não escondeu o descontentamento com os resultados. “Um indivíduo que é praticamente uma caricatura ridícula, que parece uma criança mal-educada e mimada a falar, que apela à violência e defende medidas que atentam contra liberdades fundamentais está prestes ao ser de novo presidente dos Estados Unidos da América. É assim que vai o mundo… incompreensível”, referiu.
Inconformado, Fernando Alvim recordou as eleições de 2016, quando Donald Trump venceu Hillary Clinton: “Tanto hoje como há oito anos, senti o mesmo aperto em forma de desalento, a mesma angústia em forma de desesperança. O mundo vai acabar? Não creio. Mas sinto que vai ficar ainda mais perigoso, mais ameaçador, mais incerto”.
Panorama americano
Na América, Elon Musk, fundador da SpaceX e apoiante do vencedor, reagiu com agrado à noite eleitoral. “O povo deu um mandato claro para a mudança a Donald Trump”, escreveu no X (antigo Twitter). “O futuro vai ser fantástico”, acrescentou.
Já Cardi B, que discursou no comício de Kamala Harris no estado de Wisconsin, partilhou um vídeo, no Instagram, em que admitiu estar desapontada. “Odeio-vos a todos”, destacou, referindo-se aos eleitores.