Fernando Luís: “Estive quase um ano parado”

Conhecido pelo papel de PJ da série “Inspetor Max”, o ator está de regresso à ficção em “Terra Brava” (SIC), no papel de um ex-polícia. O pior são os meses sem trabalho.

Há 15 anos consecutivos no ar, em episódios gravados, nas manhãs de fim de semana da TVI, Fernando Luís tem colado à pele a personagem do Inspetor da Polícia Judiciária Jorge Mendes, que desvenda os crimes mais imprevisíveis na série “Inspetor Max”. O que é certo é que este ator, de 58 anos, estava há dois fora dos projetos televisivos, desde que interpretou o papel de um general do exército mexicano assassinado no dia do casamento da filha em “A Herdeira”.

“Já não fazia novelas há algum tempo, a minha última participação foi em ‘A Herdeira’, só no primeiro episódio. e, em séries, estive mais recente versão do ‘Inspetor Max’”, recorda o ator em entrevista ao site N-TV.

Entretanto, seguiu-se uma paragem forçada, por falta de projetos, pelo menos em televisão. “Estive parado, às vezes surgem estas situações. Quando isso acontece aproveito para descansar e procuro encontrar alguma coisa que tenha a ver comigo. Estive quase um ano afastado no pequeno ecrã, é verdade, mas surgiu-me um projeto com a companhia ‘O Bando’, que ainda estou a fazer: Vou representar no Teatro Nacional, este mês, a peça ‘O Purgatório’, encenada pelo João Brites e tento arranjar projetos”.

Neste momento podemos vê-lo no ar na novela da noite da SIC “Terra Brava”: “Fazer novela deixa saudades… mas às vezes não, porque é muito cansativo e gravamos muitas horas. Mas esta novela está muito bem escrita, todos nós termos segredos e vão ser desvendados ao longo dos episódios”, acrescenta Fernando Luís, que passa de “um Inspetor da Polícia Judiciária para um ex-Inspetor”.

“Vamos lá ver se consigo limpar agora essa face da série ‘Inspector Max’. Agora não tenho o Max e tenho de resolver tudo sozinho, é um verdadeiro teste!” acrescenta, com um sorriso..

Na trama escrita por Inês Gomes, o ator dá vida a Carlos Moreira, um ex-PJ que resolve adoptar Diogo (João Catarré), o protagonista da história que regressa ao Alentejo em busca de vingança, depois de ter sido raptado quando era uma criança.

“A vida do Carlos Moreira fica um caos porque esteve envolvido, sem saber, no rapto desta criança. Mais tarde descobre-a e educa-a. Quando percebe que o filho se quer vingar do rapto, ele não consegue deixá-lo sozinho, então vem para Vila Brava apoiá-lo e protegê-lo”, concluiu Fernando Luís.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.