Fernando Mendes recusou cinco vezes a TVI

O apresentador da RTP1 fica a fazer “O Preço Certo”, apesar da insistência da concorrência. “Fazia uma asneira se fosse para a TVI”, confessa ao “Jornal de Notícias”.

Nem uma, nem duas, nem três: o “gordo” mais conhecido de Portugal rejeitou por cinco vezes levar “O Preço Certo” da RTP1, onde é “rei” das audiências ao final da tarde, para a TVI.

“Já é para aí a quinta vez que insistem comigo. Primeiro foi o Moniz, depois o Cunha Velho, o Ediberto Lima, a Rosa Cullell e agora Felipa Garnel. Vamos ver quem é que é para o ano!” brinca o ator, em declarações ao JN, à margem da apresentação da nova grelha da estação pública.

Com tanto “assédio”, a imprensa chegou a escrever que o apresentador e ator estaria balançado entre os dois canais, mas Fernando Mendes esclarece: “Não há dúvidas nenhumas: fico a fazer ‘O Preço Certo’ na RTP, que é o que gosto de fazer. Fui convidado pela TVI e agradeço, é sinal que me reconhecem qualquer coisa, mas pensei e onde me sinto bem é a fazer o programa. Acho que era uma asneira da minha parte ir fazer outra coisa, tendo já um produto mais que formado e respeito pelo público que me acompanha há 16 anos. Por ele e pelos meus colegas vou continuar a fazer o formato num canal no qual sou bem tratado: eu não chateio muito e eles também não me chateiam”, ironiza.

Na reunião com a diretora de Programas da TVI, Felipa Garnel “não se chegou à fase de discutir valores” e o “gordo” demorou poucos dias a decidir-se: “Levei pouco tempo a pensar, três dias, porque eticamente não era bonito levar um produto que está feito de um canal para outro. Só tive uma conversa e meia no máximo e acho que eles não vão insistir mais”.

Da SIC ainda não houve qualquer abordagem – “pode ser que um dia telefonem”, brinca – e a permanência na RTP deve ser premiada com aumento de ordenado e extensão do contrato, que está a terminar.

“A extensão do contrato acredito que haja, mas sobre o resto ainda não falámos, o dinheiro não é tudo na vida e não estou nada preocupado. Quero é fazer o que gosto. O meu contrato termina neste ano, mas ‘O Preço Certo’ não acabará, as coisas estão faladas. Só faço este formato, não sei fazer mais nada e tenho os meus espetáculos ao fim de semana pelo país”, remata Fernando Mendes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.