Fernando Santos é convidado do “Prós e Contras” em Fátima

TEXTO: Ana Filipe Silveira

Fátima Campos Ferreira vai levar o seu programa de debate até ao lugar onde vai estar o Papa Francisco, durante a visita a Portugal. A emissão especial de “Prós e Contras” vai ser exibida na próxima segunda-feira, dia 8, a partir das 21.30, na RTP1.

A RTP1 está a preparar uma operação especial para acompanhar a vinda do Papa Francisco a Portugal, marcada para o próximo dia 12. Fátima Campos Ferreira dá a cara pela primeira iniciativa do canal público e leva o programa “Prós e Contras” até à cidade de Fátima.

Em declarações à N-TV, a jornalista da RTP1 explica em que vai consistir este debate. “É uma emissão especial que se chama “À Espera do Papa”, feita no Centro Pastoral Paulo VI, um recinto que leva 2000 pessoas. Tem como convidados centrais o bispo de Leiria-Fátima António Marto, o selecionador Fernando Santos, o cientista Carlos Fiolhais e a coordenadora-geral de segurança interna Helena Fazenda, que é a primeira vez que vai aparecer em televisão e que vai falar em exclusivo desta operação”, revela Fátima Campos Ferreira.

O selecionador português, católico assumido, somará a 50ª presença no programa da RTP1. “O Fernando Santos participa muito nos meus programas. Até quando era selecionador na Grécia entrava em direto por causa da crise. Achamos que é um exemplo de cidadania responsável e exemplar, que os portugueses reconhecem, e que é útil ouvirem-no num momento destes”, remata.

Na plateia estão “pessoas de todos os pontos do país”

O programa de debate vai receber outros convidados, entre os quais os jornalistas José Milhazes e Aura Miguel, esta última acreditada na sala de imprensa do Vaticano. Na plateia estarão “pessoas de Fátima e pessoas que vêm de todos os pontos do país – Póvoa de Varzim, Porto, Figueira da Foz, Setúbal.”

A emissão especial do programa “Prós e Contras” vai assentar em três vértices. “Em primeiro lugar, a vinda do Papa Francisco e o perfil deste Papa, líder político e protagonista global que hoje é. Depois, o centenário das Aparições: a importância das aparições, o que é hoje Fátima para o país e para o mundo, porque é que tanta gente vai a Fátima, muitos que até nem são católicos. E, depois, um terceiro fator histórico, que é a canonização dos pastorinhos que vai ser feita pelo Papa”, explicou a jornalista da RTP1 ao nosso jornal.

“À Espera do Papa” tem início marcado para as 21.30 da próxima segunda-feira, logo após a exibição de um documentário sobre o atual chefe da igreja católica. “A entrada é livre e toda a gente pode ir assistir. Vai ser um grande programa de televisão, um mega-programa“, assegura Fátima Campos Ferreira.