Festival da Canção 2023: Final junta consagrados e “outsiders”

Fotografia: Pedro Pina/RTP

A final do Festival da Canção 2023 realiza-se esta noite, a seguir ao “Telejornal”, com transmissão na RTP1. Entre as 13 canções a concurso estão nomes consagrados e “outsiders” que estão a dar que falar.

É já esta noite, a seguir ao “Telejornal”, que a RTP1 transmite a final do Festival da Canção 2023, a partir dos estúdios de Chelas, em Lisboa. Estão 13 canções a concurso – sete apuradas da primeira semifinal, por ter havido problemas técnicos com uma operadora telefónica e seis da segunda meia-final -, e aos nomes consagrados junta-se um lote de “outsiders” que pode surpreender.

Entre os favoritos estão Cláudia Pascoal, com “Nasci Maria”. A intérprete, recorde-se, ganhou, com Isaura, o Festival da Canção em 2018 e o refrão – “nasci Maria, nasci mulher” – ficou nos ouvidos, pelo menos dos internautas. Nos consagrados está, ainda, Bárbara Tinoco. Apesar da juventude, a artista está de volta depois de ter brilhado na Arena de Elvas, em 2020, com “Passpartout. A canção chama-se “Goodnight” e, como a participante assumiu, o “problema” em cativar o público pode residir na interpretação em inglês.

A terceira favorita: Mimicat, com “Ai Coração”, foi das mais elogiadas pelos telespetadores – e nas redes sociais -, na primeira semifinal. Ivandro, com “Povo”, parte igualmente na linha da frente.

Entre os “outsiders” estão Edmundo Inácio – descoberto no “The Voice Portugal” -, com “A Festa”, Inês Apenas, com “Fim do Mundo” e You Can’t Win, Charlie Brown, com “Contraste Mudo”.

Voodoo Marmalade, “Tormento”, SAL, “Viver”, Neon Soho, “Endless World”, Dapunksportif “World Needs Therapy”, Esse Povo “Sapatos de Cimento” e Churky “Encruzilhada” prometem ter uma palavra a dizer.

Como habitualmente, a final vai ser apresentada por Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, com Inês Lopes Gonçalves na “greenroom” e Wandson Lisboa na gestão das redes sociais.
O(a) vencedor(a) ganha o passaporte para a final da Eurovisão, que se disputa em Liverpool, Inglaterra, a 13 de maio.