Publicidade Continue a leitura a seguir

Figuras públicas lamentam morte de antigo presidente da RTP Almerindo Marques

Fotografia: Pedro Rocha /Global Imagens

Publicidade Continue a leitura a seguir

O antigo presidente da RTP Almerindo Marques morreu aos 81 anos e várias figuras públicas reagiram publicamente lamentando a perda.

Fátima Campos Ferreira juntou-se às mensagens de despedida que surgiram nas redes sociais a Almerindo Marques, elogiando a forma de trabalhar e pensar do antigo gestor e deputado.

“Almerindo Marques faz parte de uma geração de gestores, que transformou instituições e empresas, tendo o rigor como bandeira. O seu labor nem sempre foi compreendido, ou até conseguido. Na RTP assinou alguns anos de rumo estratégico, reconhecido pela ERC e pela sociedade”, realçou.

“No dia em que se despede do mundo dos vivos, recordo o servidor público, intransigente com a mediocridade. E claro com as características inerentes à sua forte personalidade. Ninguém lhe fica indiferente!” prosseguiu.

Já Nuno Santos começou por lembrar a fase em que trabalhou com Almerindo Marques na RTP. “Quando em 2002, o ministro Nuno Morais Sarmento escolheu Almerindo Marques para presidir à RTP a empresa estava a saque. Tecnicamente falida, descredibilizada, alvo da fúria popular – por ser um instrumento sem pudor dos partidos políticos a RTP estava, não divorciada, mas separada, de facto, dos portugueses. Os cinco anos seguintes, sob a sua liderança – e com uma excecional equipa de gestores, como Ponce de Leão, Luis Marques ou Gonçalo Reis, permitiram uma mudança estrutural no serviço público de rádio e televisão que o tempo ajudou a consolidar. Tive a sorte de participar nesse projeto e de viver por dentro uma fase trepidante”, recordou.

Seguiram-se os elogios do diretor da CNN Portugal a um homem de “poucas palavras”: “De poucas palavras, olhar penetrante e humor desconcertante, nunca se meteu nos conteúdos e, das poucas vezes que fui ao gabinete nunca encontrei um televisor ligado. Mas, sobre a mudança da RTP, todos lhe devemos bastante. Os portugueses e os trabalhadores da empresa em geral, mesmo os que terão sido alvo de alguma manifestação mais exacerbada, resultado de um famoso ‘mau feitio'”.

“Ironicamente, hoje, como noutros dias, lembro-me da frase que sempre usava – ele um fanático do planeamento – para não antecipar problemas desnecessários : ‘não vamos morrer de véspera’. Ora, no dia em que parte curvo-me respeitosamente perante este homem com tantas vidas e que tocou tanta gente. Os meus sentimentos à família e paz à sua alma”, rematou.

Por sua vez, Gonçalo Reis, que abandonou, recentemente, a direção da estação pública, teceu vários elogios a Almerindo Marques: “Uma referência enorme, um homem formidável e exemplo máximo de servidor público. Seguramente o gestor com quem mais aprendi. Um senhor de grande categoria, que adorava situações difíceis, quanto mais difíceis melhor. Teve uma vida cheia. Paz à sua alma”.