Não foi sorte de principiante. Pelo segundo dia consecutivo, a ficção da SIC ganhou à concorrência. Estação de Daniel Oliveira ganha horário nobre do princípio ao fim.
É oficial. Algo está a mudar no consumo televisivo em Portugal. Pelo segundo dia consecutivo, a SIC voltou a vencer o prime time, o mais importante horário do dia, aquele que atrai mais investimento publicitário.
De acordo com os dados da GfK, entidade responsável pela audimetria oficial, a SIC venceu terça-feira o horário nobre, com 25,5% de quota de mercado entre as 20h00 e as 24h00, deixando a TVI a mais de seis pontos de distância: 19,4%.
Para este resultado muito contribuiu o segundo episódio de “Golpe de Sorte”, a nova série portuguesa do canal dirigido por Daniel Oliveira, e que tem Maria João Abreu à frente de um elenco de luxo. A nova aposta da SIC registou 1,3 milhões de espectadores e 28,4% de quota de mercado, um valor ligeiramente abaixo da véspera, mas ainda assim suficiente para voltar a ser o programa mais visto do dia. E a larga distância.
À mesma hora, a nova novela da TVI, “Prisioneira”, voltava a falhar no confronto direto: 924 mil espectadores e 20,4% de share. Menos 350 mil pessoas! Tal como na véspera, a novela portuguesa “Alma e Coração” (SIC) beneficiou do efeito arrastão e voltou a liderar o segmento horário. A história protagonizada por Cláudia Vieira conseguiu 890 mil espectadores e bateu o recorde da temporada: 25,9% de share. A sua congénere da TVI, “A Teia”, alcançou menos 200 mil espectadores (688 mil) e 20,4% de mercado.
Num dia em que Cristina Ferreira, de manhã, voltou a liderar, e Júlia Pinheiro bateu Fátima Lopes mas perdeu no confronto direto para o futebol na RTP1, a SIC voltou a ser a estação mais vista pelos portugueses, com 22,8% de quota de mercado, um dos melhores resultados do ano.
A TVI desceu aos 15,2, aproximando-se perigosamente da RTP1, que, inflacionada pelo futebol direto, chegou aos 14,8% de share.
TEXTO: Rui Pedro Pereira