Um mês depois de o primeiro-ministro ter ido à concorrência fazer uma cataplana em direto, o apresentador da TVI mostrou que ainda não esqueceu a ‘desfeita’.
Manuel Luís Goucha confrontou este sábado, com uma elegante bicada, António Costa pela sua ida ao “Programa da Cristina” na terça-feira de Carnaval, no mês passado.
“Comi uma cataplana aqui em Viana. Não sei se era melhor do que a sua, Sr. primeiro-ministro, pois só a faz para certos apresentadores”, ironizou Goucha durante a cerimónia de batismo do navio MS World Explorer, nos Estaleiros de Viana do Castelo.
O dia em que António Costa foi recebido em direto por Cristina Ferreira na sua casa foi o mais visto de sempre do novo programa da SIC: nesse feriado de Carnaval, o talk show matinal registou 746 mil espectadores e 28,5% de quota de mercado.
Recorde-se que, desde que se estreou a 7 de janeiro, “O Programa da Cristina” tem sido líder de audiência todos os dias, relegando o “Você na TV!”, apresentado por Manuel Luís Goucha e, agora, Maria Cerqueira Gomes, para a segunda posição.
Uma situação pouco habitual na vida de Goucha, que liderou durante 14 anos as audiências matinais na TVI, então ao lado de Cristina Ferreira.
A ida de Costa à SIC não foi a primeira em que o líder do Governo foi entrevistado na televisão em programas de entretenimento. Para lá de entrevistas políticas e da participação na “Quadratura do Círculo” (de que chegou a ser comentador antes de chegar a São Bento) e no “Governo Sombra”, António Costa já foi por cinco vezes, em diferentes ocasiões ao “5 para a Meia Noite”.
A primeira vez foi em 2009, a convite de Borges, ainda de boina e na RTP2. Seguiu-se 2013, quando António Costa era presidente da Câmara Municipal de Lisboa. A terceira, em 2015, cinco meses antes das eleições legislativas que o tornariam primeiro-ministro. A quarta um ano mais tarde, já líder do governo, e de gravata. Sempre com Nilton.
No ano passado, Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves receberam o primeiro-ministro no sofá do “5”, no programa em que o chefe de governo dançou um slow com Mena e em que a apresentadora desafiou Costa a ligar para Mário Centeno e começar a histórica conversa com a pergunta “Como é que é, Marinho?”
TEXTO: Nuno Azinheira