Guerra na televisão pública espanhola. Trabalhadores da RTVE acusam manipulação de informação

Uma campanha contra a alegada manipulação de informação na televisão pública espanhola está a invadir as redes sociais. Os trabalhadores do grupo RTVE estão a incentivar as pessoas a denunciarem casos de manipulação.

Um grupo de trabalhadores da empresa de televisão e rádio públicas de Espanha acusa o governo do Partido Popular de querer controlar a informação que se faz no grupo estatal.

A campanha #AsíSeManipula surgiu nas redes sociais com o objetivo de informar os cidadãos espanhóis sobre a alegada manipulação de informação que, de acordo com os subscritores, existe na televisão pública.

No Twitter o grupo Mujeres RTVE garante que o intuito é “denunciar perante a opinião pública as diferentes práticas habituais na escrita que prejudicam a qualidade e a independência informativa”.

“Nós não somos cúmplices e recusamo-nos a aceitá-lo. Exemplos claros e reais, já denunciados pelos conselhos de imprensa da TVE, RNE e RTVE.es, de como a direção atual manipula e impede que os cidadãos tenham informações gerais”, escrevem os trabalhadores no site Medium.

Este movimento é considerado “transversal de trabalhadores da RTVE, um grupo fora dos partidos políticos” que acreditam que a informação e o entretenimento devem cumprir “a sua função de serviço público”.

De forma a dar força a esta campanha, este grupo de trabalhadores da RTVE incentiva os espectadores a partilhar situações de manipulação de informação realizada pela televisão pública espanhola, através do Twitter ou Instagram.

No Twitter é possível ver alguns testemunhos de cidadãos e trabalhadores que denunciam aquilo que consideram ser manipulação de informação por parte do grupo de média. “Quando as notícias positivas da Catalunha, que as há, não saem e só ‘interessam’ as que desprestigiam”, partilhou uma utilizadora.

“Quando te ordenam que retires um plano de uma criança num refeitório social porque ‘isso não acontece em Espanha’”, escreveu outra utilizadora.

O mesmo grupo acusa o Partido Popular, no poder, de cometer ingerências na política editorial da RTVE. O assunto já foi, aliás, discutido em Bruxelas, depois da denúncia do Conselho de Redação da TVE feito aos grupos de eurodeputados espanhóis.

TEXTO: Miguel Lopes

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.