Há uma razão para Melania e Ivanka usarem preto junto do Papa

TEXTO: Alexandre Oliveira Vaz

A primeira-dama norte-americana e Ivanka Trump compareceram junto do Papa Francisco de preto e véu na cabeça, uma escolha muito criticada nas redes sociais. Afinal há uma razão plausível para que tal tenha acontecido.

Nesta quarta-feira, dia 24, Melania e Ivanka Trump chamaram a atenção da imprensa, mas sobretudo dos internautas nas redes sociais ao escolherem trajar-se de vestido preto com mangas compridas e de véu durante a visita oficial do presidente Donald Trump ao Papa Francisco, no Vaticano.

A primeira-dama e a filha de Donald Trump apareceram ambas com vestidos pretos de manga comprida e véus, da mesma cor, da marca italiana Dolce & Gabanna. A escolha de ambas levou a que vários internautas perguntassem a razão que conduziu as duas mulheres a optarem por tal vestimenta. De acordo com a assessoria de Melania Trump, a escolha das ambas seguiu rigorosamente os protocolos estabelecidos pelo Vaticano.

“De acordo com o protocolo do Vaticano, as mulheres que forem a uma audiência com o Papa devem usar roupas pretas formais de manga comprida e um véu que cubra a cabeça”, explicou Stephanie Grisham, porta-voz da primeira-dama, à CNN.

Não obstante, esta regra protocolar não inclui a totalidade das mulheres que visitam o representante máximo da Igreja Católica. Este grupo restrito de mulheres tem “le privilège du blanc” (em português, “o privilégio do branco”), o que significa que estão autorizadas a usar branco em eventos desta natureza se assim o desejarem. Segundo o World Heritage Encyclopedia, as rainhas de Itália, Bélgica e Espanha, bem como a Duquesa Maria Teresa de Luxemburgo e as princesas da Casa de Saboia foram facultadas a possibilidade do “privilégio do branco” nas visitas oficiais ao Papa no Vaticano.