Inês Herédia tem longa-metragem em pré-produção

Inês Herédia

A divertida “Nelinha” da novela da TVI “Festa é Festa” tem tempo para outros projetos durante as gravações. Segue-se a primeira longa-metragem.

Um ano depois de ter começado a gravar a novela da noite da TVI, “Festa é Festa”, Inês Herédia vai lançar a sua primeira longa-metragem. A “Nelinha”, da trama escrita por Roberto Pereira, pretende canalizar a energia fora do comum da sua personagem para outro “sítio criativo”.

“Comecei a estudar escrita para guião, que era algo que sempre quis fazer. Escrevi agora a minha primeira longa, está em fase de pré-produção”, refere, em conversa com o site N-TV.

“Só posso dizer que se passa entre Madrid e Lisboa e que é falada em espanhol e inglês, com um pouco de português pelo meio. A minha carreira vai começar a andar um bocadinho para aí”.

Garantido é que a atriz não vai deixar a representação: “Não nem pensar, mas sou muito de me ir avaliando. Quando comecei a perceber que chegava a casa com uma energia negativa condensei isso para outro sítio criativo, a escrita. Correu bem e desde aí tenho estado muito mais equilibrada em termos artísticos”.

Inês Herédia
Fotografia: Instagram Inês Herédia

Enquanto a longa-metragem não é lançada, os telespetadores podem ver a “Nelinha” todos os dias à noite, na TVI. “Tem sido a maior loucura. Não parece que estamos nisto há um ano, mas, ao mesmo tempo, vemos imagens e parece que já passaram dez! As coisas ainda estão um bocadinho confusas, enquanto estiver a viver o projeto não vou conseguir agarrar tudo o que isto é, porque isto é tão diferente de qualquer novela que possamos ter feito até agora…”

Esta é a primeira comédia de Inês Herédia. “Nunca tinha feito comédia, à exceção da peça ‘Chicago’ e está a ser uma grande aprendizagem para mim enquanto atriz. O feedback é ótimo e fico superpreenchida, porque um ator gosta de ser versátil e de preencher todas as linhas que forem necessárias para preencher personagens diferentes”.

Apesar de o registo mais leve, a intérprete nota que chega a casa mais “pesada”. “A comédia não é uma coisa que estou a descobrir que me torna mais leve. Noutro dia o Vítor Emanuel (colega de elenco) disse que chegava a casa leve e eu sou precisamente o contrário. Não sei se é pela ‘Nelinha’ ser hiperativa, mas a sensação que tenho é que estou o dia todo em êxtase e chego ao final do dia e tenho aquela quebra de energia”.

No registo dramático a sensação era diferente. “A minha novela anterior foi o ‘Quer o Destino’, eu era a ‘Isabel’, um papel pesadíssimo: gravava mais e chegava a casa muito mais leve. Este ano está a ser superinteressante de descoberta enquanto atriz para perceber porque é que isto está a acontecer”.

Para se reencontrar, Inês Herédia tem ouvido outros atores ou lido escritores. “Ando a ouvir podcasts de comediantes e a ler coisas que alguns atores mais virados para a comédia escreveram ao longo do tempo para perceber porque sinto isto”.